SE ESSA RUA FOSSE MINHA...
“ “Gosto de pintura, gosto de escrever, passeios: gosto de ver as casas”.
“Bom é brincar de pecinha, passeios”.
“Legal atividade de brincar, passeios muito legal, brincar nos passeios”.
“Legal brincar com as bonecas, pular na cama elástica, passeios: de andar de ônibus”.
Alice; Gabrielly; Victor; Isabelly | aluno(a)
“ “É muito bom, pois hoje em dia as crianças passam mais tempo na tecnologia onde deveriam estar brincando, fazendo amigos, interagindo entre amigos e observando a natureza e o mundo”.
“Como pais estamos gostando muito, pois estamos conseguindo ver o desenvolvimento de nossa filha. Só temos a agradecer a profe e monitoras pelo ótimo trabalho desenvolvido”.
“Um trabalho muito bem desenvolvido, com certeza na aprendizagem das nossas crianças incentiva na motivação a brincar. Profe tu está de parabéns! Meu filho te ama muito, você é espelho pra ele. Obrigada pela sua dedicação, é uma educadora que trabalha com amor na formação dos nossos pequenos! Parabéns!”
Patrícia; Claudineia; Cristiane | responsável
Pergunta Exploratória
O que pode ter nas ruas para brincar, criar e imaginar?
Expedição Investigativa
Conhecer a escola e as ruas próximas, observando e investigando o que é necessário para dias divertidos e boas recordações da infância.
Entrevista com professores – crianças das demais turmas.
Mapa territorial da escola, contendo pátio interno e aos arredores da mesma.
Ferramentas: fotos, entrevistas, maquete ilustrativa – trabalho em grupos; mapa da comunidade onde vivemos – olhar crítico e investigativo.
Objetivos
Resgatar a atenção das crianças para atividades que as estimulem cognitivamente, afetivamente, motoramente e socialmente, podendo assim realizar brincadeiras externas, invés de ficar somente em uma sala de aula com brinquedos prontos e fazer uso da tecnologia para entreter, por isso no decorrer deste ano o resgate de brincadeiras de rua, que muitas vezes as crianças somente ouvem falar e não as praticam, as quais as famílias e até mesmo as professoras realizavam na sua infância, tornando assim esta fase das crianças mais memorável.
Comunidade de Aprendizagem
Entrevista com professores – crianças das demais turmas.
Entrevista com a família, trazendo-as para participar de momentos para explorar, criar e recriar na escola com a criança.
Articulação com o currículo
Eu:
Identidade (afeto coletivo, familiarização com o ambiente, adaptação, bem-estar, interação, repouso, saúde).
Características pessoais, preferências.
Autonomia.
Meio social:
Família.
Grupo escolar e eu.
Ambiente escolar.
Linguagem:
Artes visuais.
Música.
Linguagem corporal e oral.
Autonomia.
Criatividade.
Expressão corporal.
Noções de tempo e espaço.
Motricidade.
Exploração do ambiente.
Organização de materiais e ambiente.
Relatos de fatos reais.
Brincadeiras com corda.
Contação de histórias.
Músicas.
Colagem.
Movimento e coordenação motora.