Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

SE ESSA RUA FOSSE MINHA... “Gosto de pintura, gosto de escrever, passeios: gosto de ver as casas”.
“Bom é brincar de pecinha, passeios”.
“Legal atividade de brincar, passeios muito legal, brincar nos passeios”.
“Legal brincar com as bonecas, pular na cama elástica, passeios: de andar de ônibus”.
Alice; Gabrielly; Victor; Isabelly | aluno(a)
“É muito bom, pois hoje em dia as crianças passam mais tempo na tecnologia onde deveriam estar brincando, fazendo amigos, interagindo entre amigos e observando a natureza e o mundo”.
“Como pais estamos gostando muito, pois estamos conseguindo ver o desenvolvimento de nossa filha. Só temos a agradecer a profe e monitoras pelo ótimo trabalho desenvolvido”.
“Um trabalho muito bem desenvolvido, com certeza na aprendizagem das nossas crianças incentiva na motivação a brincar. Profe tu está de parabéns! Meu filho te ama muito, você é espelho pra ele. Obrigada pela sua dedicação, é uma educadora que trabalha com amor na formação dos nossos pequenos! Parabéns!”
Patrícia; Claudineia; Cristiane | responsável
Pergunta Exploratória

O que pode ter nas ruas para brincar, criar e imaginar?

Expedição Investigativa

Conhecer a escola e as ruas próximas, observando e investigando o que é necessário para dias divertidos e boas recordações da infância.
Entrevista com professores – crianças das demais turmas.
Mapa territorial da escola, contendo pátio interno e aos arredores da mesma.
Ferramentas: fotos, entrevistas, maquete ilustrativa – trabalho em grupos; mapa da comunidade onde vivemos – olhar crítico e investigativo.

Objetivos

Resgatar a atenção das crianças para atividades que as estimulem cognitivamente, afetivamente, motoramente e socialmente, podendo assim realizar brincadeiras externas, invés de ficar somente em uma sala de aula com brinquedos prontos e fazer uso da tecnologia para entreter, por isso no decorrer deste ano o resgate de brincadeiras de rua, que muitas vezes as crianças somente ouvem falar e não as praticam, as quais as famílias e até mesmo as professoras realizavam na sua infância, tornando assim esta fase das crianças mais memorável.

Comunidade de Aprendizagem

Entrevista com professores – crianças das demais turmas.
Entrevista com a família, trazendo-as para participar de momentos para explorar, criar e recriar na escola com a criança.

Articulação com o currículo

Eu:
 Identidade (afeto coletivo, familiarização com o ambiente, adaptação, bem-estar, interação, repouso, saúde).
 Características pessoais, preferências.
 Autonomia.
Meio social:
 Família.
 Grupo escolar e eu.
 Ambiente escolar.
Linguagem:
 Artes visuais.
 Música.
 Linguagem corporal e oral.
 Autonomia.
 Criatividade.
 Expressão corporal.
 Noções de tempo e espaço.
 Motricidade.
 Exploração do ambiente.
 Organização de materiais e ambiente.
 Relatos de fatos reais.
 Brincadeiras com corda.
 Contação de histórias.
 Músicas.
 Colagem.
 Movimento e coordenação motora.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FAVINHOS DE MEL

Diretor
Geni Ana Bonalume

Turma
Educação Infantil: PRÉ I - A

Número de alunos
19

Educadores
JÉSSICA BARBIERI

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Getúlio Vargas

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE GETULIO VARGAS

Apoiadores
Sicredi e Lar da Menina.

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“A escolha do tema pensou-se na era que estamos vivendo, para fazer as crianças explorarem a sua criatividade e buscar formas de ver o mundo fora das telas, para assim tornarem-se cidadãos mais observadores e questionadores”.
Jéssica Barbieri | Professor(a)