O MUNDO, O MEU MUNDO
“ “No mundo tem os colegas, os bichinhos, a escola, eu gosto muito do mundo, mas eu não sei tudo que tem”.
Maria Vitória | aluno(a)
“ “Conhecer o mundo em que a criança vive é fundamental, as coisas belas, brincar com diferentes crianças e adultos, conhecer o mundo fora do abraço dos pais”.
Suzana | responsável
Pergunta Exploratória
O que tem no meu mundo?
Expedição Investigativa
Expedição na escola e nas ruas ao redor, observando e comentando no grande grupo o que vemos ao nosso redor, cores, formas, objetos, animais, pessoas, natureza, etc. Com esta observação, conhecer e reconhecer onde se está inserido. Ao retornar, um roda de conversa sobre as observações e o mundo que estamos inseridos, e um grande painel com recorte e colagem e desenhos do que faz parte do nosso mundo.
Objetivos
Compreender o mundo, onde estão inseridos, o eu, a natureza e o que ela nos oferece, e tudo que faz parte desta, como o corpo, dia e noite, antes e depois, sentimentos, arte, leitura, regras, jogos e brincadeiras, valores, respeito, o próximo, família, animais, ambientes, interesse por letras e números, contato com a leitura e a busca dela, localizar-se em ambientes em que vivem.
Comunidade de Aprendizagem
• As crianças
• Os professores
• Os pais
• A comunidade próxima da escola
• Convidados (veterinário, floricultura, enfermeira)
Articulação com o currículo
Linguagem Corporal, Desenvolvimento Físico e Psicomotricidade
Sensações e ritmos corporais
Esquema corporal
Lateralidade
Percepção espacial
Socialização
Equilíbrio
Cooperação
Linguagem Escrita
Escrita de nomes
Escrita espontânea
Linguagem Matemática
Classificação (agrupar por semelhanças)
Seriação (ordenar por diferenças)
Números
Figuras geométricas
Noção de quantidade
Linguagem Musical
Ritmo
Expressão sonora
Canções (populares, folclóricas, infantis)
Ciências Naturais e Sociais
Hábitos de higiene
Animais, plantas
Sensações físicas (tato, olfato, paladar, visão, audição)
Noite e dia, sol e chuva, quente e frio, agora e depois
Identidade e autonomia
Pertencimento (reconhecer-se parte de)
Linguagem Oral
Desejos e necessidades: estados emocionais
Relatos de fatos reais
Linguagem Plástica
Expressão plástica e corporal
Coordenação motora ampla e fina
Cores
Dramatização
Dança
Discriminação visual e tátil
Ensino Religioso
Valorização, respeito e cuidado da vida
Autoestima
Espiritualide