BRINCANDO É QUE SE APRENDE
“ “Profe eu sou corajosa, eu sou muito corajosa!”
“Olha como eu sou grande, eu “tô” bem alta!”
Alana Vitória Saldanha; Valentina Ribeiro | aluno(a)
“ “Belo trabalho, pois a Elisa veio realizada e se sentiu muito corajosa diante da atividade principalmente por superar seus medos diante dos animais”.
“Bom, o Bernardo quando chegou falou que tinha visto o cavalo, contando na forma dele o que vivenciou, ele amou, falou que tinha dois cavalos um branco e outro preto, achei esta atividade muito criativa e importante, pois assim eles aprendem a ter um carinho com os animais e ajuda as crianças que tem medo”.
“Muito bom profe, parabéns pra vocês e todos os envolvidos nesse passeio, tenho certeza que para o Samuel foi muito importante essa atividade, quando buscamos ele na escola e foi balbuciando até o carro, contando que andou de cavalo, ele estava muito feliz”.
Andréia Colerous; Samara Vieira Ferreira; Fernanda Lima Granja | responsável
Pergunta Exploratória
E agora do que vamos brincar?
Expedição Investigativa
Durante o mês de fevereiro as crianças tiveram contato com brincadeiras livres utilizando diversos recursos, nestes momentos a educadora percebeu o interesse das mesmas em chapéus e cavalos, atividade instigada por um aluno que demonstra muito interesse pelo assunto, assim nosso passeio foi um momento de montar e andar de cavalo, conhecer melhor características e os hábitos do animal.
Objetivos
Valorizar o hábito de brincar como forma de desenvolver princípios de cooperação solidariedade, companheirismo, parceria, união e respeito, vivenciando situações e agregando conhecimento.
Comunidade de Aprendizagem
As crianças, educadoras, comunidade escola e familiares dos educandos e convidados.
Articulação com o currículo
Linguagem Corporal, Desenvolvimento Físico e Psicomotricidade
Desenvolvimento motor amplo e fino;
Locomoção, Equilíbrio, posturas corporais e movimento
Freio inibitório e Lateralidade
Movimentos de preensão, encaixe, lançamento
Deslocar-se com destreza no espaço,
Esquema corporal e Percepção espacial
Concentração e Cooperação
Escrita
Pintura com diversos materiais
Exploração, manipulação e distinção de diversos materiais
Familiarizar-se com a escrita e diferenciação desenho e escrita
Matemática
Identificação de formas, cores, tamanhos, espessura, textura
Comparações entre objetos, classificação e Seriação
Musical
Cantar, dançar, representar e imaginar.
Ciências Naturais e Sociais
Hábitos de higiene
Identidade e autonomia
Localização temporal e espacial
Oral
Oralidade. Contar e dramatizar, imitando personagens
Plástica
Pintar com diversos materiais,
Ensino Religioso
Valorização, cuidado e respeito da vida de todos os seres, Valorização da vida e do outro.