Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINCANDO É QUE SE APRENDE “Profe eu sou corajosa, eu sou muito corajosa!”
“Olha como eu sou grande, eu “tô” bem alta!”
Alana Vitória Saldanha; Valentina Ribeiro | aluno(a)
“Belo trabalho, pois a Elisa veio realizada e se sentiu muito corajosa diante da atividade principalmente por superar seus medos diante dos animais”.
“Bom, o Bernardo quando chegou falou que tinha visto o cavalo, contando na forma dele o que vivenciou, ele amou, falou que tinha dois cavalos um branco e outro preto, achei esta atividade muito criativa e importante, pois assim eles aprendem a ter um carinho com os animais e ajuda as crianças que tem medo”.
“Muito bom profe, parabéns pra vocês e todos os envolvidos nesse passeio, tenho certeza que para o Samuel foi muito importante essa atividade, quando buscamos ele na escola e foi balbuciando até o carro, contando que andou de cavalo, ele estava muito feliz”.
Andréia Colerous; Samara Vieira Ferreira; Fernanda Lima Granja | responsável
Pergunta Exploratória

E agora do que vamos brincar?

Expedição Investigativa

Durante o mês de fevereiro as crianças tiveram contato com brincadeiras livres utilizando diversos recursos, nestes momentos a educadora percebeu o interesse das mesmas em chapéus e cavalos, atividade instigada por um aluno que demonstra muito interesse pelo assunto, assim nosso passeio foi um momento de montar e andar de cavalo, conhecer melhor características e os hábitos do animal.

Objetivos

Valorizar o hábito de brincar como forma de desenvolver princípios de cooperação solidariedade, companheirismo, parceria, união e respeito, vivenciando situações e agregando conhecimento.

Comunidade de Aprendizagem

As crianças, educadoras, comunidade escola e familiares dos educandos e convidados.

Articulação com o currículo

Linguagem Corporal, Desenvolvimento Físico e Psicomotricidade
Desenvolvimento motor amplo e fino;
Locomoção, Equilíbrio, posturas corporais e movimento
Freio inibitório e Lateralidade
Movimentos de preensão, encaixe, lançamento
Deslocar-se com destreza no espaço,
Esquema corporal e Percepção espacial
Concentração e Cooperação
Escrita
Pintura com diversos materiais
Exploração, manipulação e distinção de diversos materiais
Familiarizar-se com a escrita e diferenciação desenho e escrita
Matemática
Identificação de formas, cores, tamanhos, espessura, textura
Comparações entre objetos, classificação e Seriação
Musical
Cantar, dançar, representar e imaginar.
Ciências Naturais e Sociais
Hábitos de higiene
Identidade e autonomia
Localização temporal e espacial
Oral
Oralidade. Contar e dramatizar, imitando personagens
Plástica
Pintar com diversos materiais,
Ensino Religioso
Valorização, cuidado e respeito da vida de todos os seres, Valorização da vida e do outro.


Ficha Técnica
Escola
Escola Educação Infantil Favinhos de Mel

Diretor
Geni Ana Bonalume

Turma
Educação Infantil: Maternal

Número de alunos
21

Educadores
Camila Pompelli de Rossi

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Getúlio Vargas

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE GETULIO VARGAS

Apoiadores
Sicredi e Lar da Menina

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Acredito que através das brincadeiras podemos desenvolver a criança integralmente, e por acreditar que o conhecimento e as descobertas não acontecem apenas dentro da sala, , neste ano vamos nos divertir muito com os inúmeros jeitos de brincar: com o corpo, com a natureza, com a arte, com a música e com a cultura”.
Camila Pompelli de Rossi | Professor(a)