Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

APRENDENDO COM BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS “Os passeios são legais e divertidos, mas cansa quando tem sol e caminhando. Quando vamos de ônibus é mais legal.”
Bruno Rojahn Persin | aluno(a)
Meu filho iniciou na escola este ano e gosta muito das atividades desenvolvidas, elas chamam a atenção para a participação e o envolvimento. O projeto é muito importante, meu filho nem quer ir para casa no final da aula...”
Marli Romanoski | responsável
Pergunta Exploratória

Quais os brinquedos que você tinha quando era pequeno e quais as brincadeiras vocês faziam?

Expedição Investigativa

Investigar através de visitas, entrevistas, conversas quais as brincadeiras e brinquedos mais utilizados pelos pais, avós e vizinhos da escola.

Objetivos

Valorizar o ato de brincar no coletivo e individualmente, com brinquedos e brincadeiras antigas e atuais, percebendo que pode-se brincar com criatividade, construindo seu próprio brinquedo e inventando sua brincadeira.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, funcionários, famílias, direção, coordenação, pessoas de diferentes faixas etárias e comunidade em geral.

Articulação com o currículo

Formas, cores, tamanhos, espessuras, textura, classificação, seriação, Números, representações de jogos matemáticos, figuras geométricas, noções de quantidades, utilizar a contação oral, relação temporal: dia, mês, ano, antes e depois, ideia de divisão, multiplicação, adição e subtração, relação espacial, manipulação, exploração de objetos e brinquedos. Transmitir recados, elaborar e responder perguntas, diálogo, Letras, Números e escritas gráficas; pintura; Modelagem, desenho, recorte e colagem; Hábitos de higiene, ambiente e das sensações físicas, distinção de noite e dia, sol e chuva, quente e frio, relações sociais, consciência ecológica, natureza: animais, plantas, água, formas de energia; corpo, noção de vida rural e urbana, meios de comunicação e de transporte, direito e deveres, memória social da criança, família e comunidade. Valores: respeito, igualdade, solidariedade, humildade, sinceridade, autoestima, espiritualidade.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL 15 DE NOVEMBRO

Diretor
Marcelo Rodrigo Dall Agnol

Turma
Educação Infantil – Nível A e B

Número de alunos
22

Educadores
Rosana Flores e Maristela Sperry

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Getúlio Vargas

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE GETULIO VARGAS

Apoiadores
SMEC e SICREDI

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“A importância do projeto revela-se no resgate de brincadeiras que foram importantes na infância dos pais, avós e vizinhos de nossas crianças, tentando aproximar as brincadeiras antigas das atuais, possibilitando a aproximação das gerações e seu entrosamento. Ao mesmo tempo em que se desenvolve com as crianças, brinquedos, brincadeiras com materiais recicláveis, possibilitando também momentos de interação com os colegas, familiares, educadores/professores e a unidade escolar.”
Rosana Flores | Professor(a)