SOU DIFERENTE E IGUAL A VOCÊ: COMPARTILHANDO AS DIFERENÇAS
“ “Foi divertido brincar com os fantoches, porque eram diferentes, cada um de um tipo, assim como nós somos.”
Brayan Willian Vieira | aluno(a)
“ “O Projeto é muito importante, é muito bom saber que ele se sente incluído em sala de aula, nas brincadeiras e atividades. O Pedro sempre conta que adora as brincadeiras que a profe traz e adora participar das aulas e Educação Física.”
Rafaela Blaszack | responsável
Pergunta Exploratória
Como eu me vejo no mundo? Como me sinto com meus colegas, na escola, nos lugares que passeio e convivo?
Expedição Investigativa
Contação de historia, para explorar as diferentes possibilidades de inclusão.
Objetivos
Valorizar e respeitar as diferenças, incentivando a autoestima e o sentimento de pertencimento de cada sujeito ao ambiente escolar e social.
Destacar formas pedagógicas que favoreçam aos estudantes com deficiencias fisicas e intelectuais, à socialização e a integração.
Reconhecer o direito à diversidade, inclusão e participação como individuos pertencentes aos espaços inseridos.
Comunidade de Aprendizagem
Estudantes, professores, funcionários e familiares.
Articulação com o currículo
-Socialização;
-Expressão oral e escrita;
-Produção textual : palavras, frases, pequenos textos;
-Desenhos;
-Inclusão e Ética;
-Valores: cooperação e solidariedade, respeito, pertencimento, participação, justiça, igualdade, compreensão, amor, empatia;
-Resolução de problemas, ambiente favorável à aprendizagem, desenvolvendo afeto, comunicação e convivência;
-Som das letras e família silábica;
-Leitura, expressão, oralidade;
-Motricidade fina e ampla;
-Recorte, colagem e construção de materias adaptados;
-Comportamento,visualização: comportamento em diferentes espaços;
-Inclusão: necessidades e vivência de experiência;
-Aprendizado e respeito pelas sinalizações e espaço do outro;
-Musicalidade, ritmo e coordenação motora.