O RECONHECIMENTO DO EU
“ “Eu gosto muito de brincar e olhar no espelho para saber que cor são meus olhos e os cabelos”.
Iana Vitali | aluno(a)
“ “Eu gostei da história da Menina Bonita do laço de Fita, porque ela é bonita e nós somos diferentes uns dos outros”.
Naísa Giaretta | responsável
Pergunta Exploratória
Quem sou Eu? De onde eu vim?
Expedição Investigativa
No pátio da escola. Contação de história: Menina bonita do laço de fita. Dinâmica do Espelho, E quem são?
Objetivos
Conhecer-se construíndo sua identidade pessoal, social e cultural, tendo uma imagem positiva de si e das pessoas de sua família, de seu grupo escolar e comunitário, vivenciando diversas experiências, interações, brincadeiras, linguagens, compreendendo suas características físicas e as dos outros, respeitando essas diferenças.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, funcionários e família.
Articulação com o currículo
O Eu, o Outro e o Nós.
Corpo, Gestos e Sentimentos.
Traços, Cores, Sons e Imagens.
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.
Espaços, Tempos, Quantidades, Relaçõese transformações.
Oralidade, exposição de ideias;
Relatos de fatos; Ampliação do vocabulário; Identificação do que é desenho e do que é escrita;
Diferenciação.
Cores (nomeação);
Desenho (pessoa, objetos, cenas);
Dança.
Comparação: igual/diferente;
Representação espacial (em cima em baixo, direita, esquerda, frente e atrás);
Noção de tempo e espaço; (hoje, ontem, amanhã, dia e noite);
Contagem oral e concreta dos números até 10;
Higiene corporal;
Corpo humano;
Genero masculino e feminino;
Eu e o outro;
Escola (pessoas do contexto da escola);
Boas maneiras/normas deconvivência.
Valores; Palavras Mágicas.