AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FLORIANO PEIXOTO: ONTEM E HOJE
“ “O estudo vai ser muito bom para saber onde nossos pais estudaram e conhecer melhor o município”.
Gustavo Chagas | aluno(a)
“ “O programa tem uma importância relevante na educação, através da parceria da escola. Com o programa a educação se torna mais forte, onde pais, alunos e professores participam de forma atuante. A cooperação entre família e escola se torna indispensável para a realização do projeto”.
Maria Isabel Casanova | responsável
Pergunta Exploratória
O que você acha da escola onde estuda? O que gosta? O que gostaria que fosse diferente?
Expedição Investigativa
Na escola: conversar com alunos e funcionários sobre este importante espaço e perguntar: O que gosta? O que gostaria que fosse diferente?
Ao voltar para a sala: reflexões sobre as respostas e a importância da escola na vida de cada um.
Objetivos
Reconhecer a escola como importante espaço de aprendizagem e formação na vida do cidadão e conhecer a história das escolas municipais de Floriano Peixoto de ontem e de hoje.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família, palestrantes, colaboradores,...
Articulação com o currículo
Linguagens: Pesquisas, relatos, registros, leituras,
Ciências humanas: O município de Floriano Peixoto, localização das escolas desativadas. Meios de transportes e comunicação do município antigamente e hoje. (mobilidade). Símbolos do município. Os limites do município, população, área.
Êxodo rural, migração.
Estudo do município como parte integrante do estado e do Brasil, localização no mapa do estado, e no mapa do Brasil.
As comunidades do município.
Etnias que formam a população e a cultura no município.
As fontes de riquezas do município :agricultura comércio, pecuária.
Matemática: Medidas, gráficos, cálculos.
Ciências da natureza:
Abastecimento de água no município.
Natureza no município: animais, plantas, água.