A MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS REPRESENTADAS EM CORES, AROMAS E SABORES
“ “Eu gosto de brincar, de fazer comida e brincar com os colegas e de pintar as cores. Gosto de morango vermelho, porque morango tem que ser vermelho para comer.”
Teylor Joaquim Xavier Thomé | aluno(a)
“ “Instigamos a curiosidade da Maria para aprender as cores, a partir das frutas, flores, folhas e folhagens, através de objetos como adornos do cabelo(rabicós, laços).Os aromas foram através de coisas naturais, como o cheiro das frutas, dos animais do sítio do avô e da comida preferida, que é batata frita, das frutas preferidas: morango, manga e melancia. Quanto aos sabores, apresentamos os legumes, frutas, raízes e ela desenvolveu a preferência por alguns sabores a partir daí.”
Dayane Rafaelly Siqueira Mourão Tiburski | responsável
Pergunta Exploratória
Quais são as cores, aromas e sabores descobertos no passeio?
Expedição Investigativa
Na escola, pátio e arredores para observação de cores, aromas e retornar na escola, na cozinha, para saborear o lanche.
Objetivos
Desenvolver com as crianças momentos lúdicos voltados à contação de histórias e a partir das histórias criar aromas e sabores, com atividades onde as crianças sejam o sujeito da criação.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família, equipe diretiva e colaboradores.
Articulação com o currículo
O presente projeto visa trabalhar experiências que envolvam as várias áreas do conhecimento dentre elas os 5 Sentidos, as Cores, o Equilíbrio, a Coordenação motora, o Ritmo, o Corpo humano, a higiene, oralidade, imaginação, histórias infantis dentre outros
ESTRATÉGIAS
• Contação de histórias,
• Confecção de um espaço na sala de aula formando uma cozinha;
• Confecção de alimentos relativos a cada história
• Confecção de aromas com plantas e elementos naturais colhidos na horta escolar
• Confecção de sabonete e perfumes naturais
• Contação de histórias infantis
• Elaboração de cartaz e atividades com as cores criadas
• Livros de receitas das experiências feitas na escola.
• Plantio de chás e uso dos mesmos para construção de aromas.
• Atividades psicomotoras e de musicalidade.
• Experiências com elementos naturais, ervas de chás, terra, flores, tintas...