AS ÁRVORES DA MINHA ESCOLA
                                                                	“ “As árvores são lindas e grandes.”                                    
                                     Arthur Woginski | aluno(a) 
                                                                	“ “As árvores são muito importantes para o ar, para a natureza e dessa forma as crianças terão um lugar mais agradável para brincar.”                                    
                                     Fabiane Grunwald | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Onde estão as árvores em nossa escola?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Passeio no pátio da escola para observação de onde estão plantadas as árvores. 
Passeio até a casa da professora Luciane Glovaski para observarmos a árvore Castanha do Portuguesa que está plantada e realização de uma contação de história. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Observar, discutir e refletir sobre o tema árvores na escola, conhecer as etapas do plantio, germinação e crescimento, e a importância das árvores para o meio ambiente em que vivemos. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Os professores;
 Os alunos;
A comunidade (Emater, vereador...);
A família. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 	Linguagem Matemática
Noção de quantidade, classificação e seriação
Números
	Linguagem oral
Expressão espontânea
Nomear plantas
Falar claramente
Contar e dramatizar
Manusear materiais didáticos-pedagógicos
Ampliação do vocabulário
	Linguagem corporal, desenvolvimento físico e psicomoticidade
Desenvolvimento motor amplo e fino
Locomoção
Equilíbrio
Posturas corporais 
Observação e identificação de imagens e pessoas
Freio inibitório/lateralidade
	Linguagem escrita
Rabiscar
Familiarização com o alfabeto
	Linguagem musical
Danças e cantos com gestos
Relaxamento e imaginação
Brincadeiras de roda
	Linguagem plástica
Pintar com diversos materias
Desenho livre, pintura,recorte,colagem, modelagem
Teatro
Amassar, rasgar, colar, modelar
Iniciar o uso da tesoura
	Ciências naturais e sociais
Cuidado com o próprio corpo e do colega (higiene)
Plantio, germinação
Ambiente (flora,fauna)
Sensações físicas
Espaço
Distinguir: noite, chuva, sol, quente, frio, agora, depois
Localização temporal