AS ÁRVORES DA MINHA ESCOLA
“ “As árvores são lindas e grandes.”
Arthur Woginski | aluno(a)
“ “As árvores são muito importantes para o ar, para a natureza e dessa forma as crianças terão um lugar mais agradável para brincar.”
Fabiane Grunwald | responsável
Pergunta Exploratória
Onde estão as árvores em nossa escola?
Expedição Investigativa
Passeio no pátio da escola para observação de onde estão plantadas as árvores.
Passeio até a casa da professora Luciane Glovaski para observarmos a árvore Castanha do Portuguesa que está plantada e realização de uma contação de história.
Objetivos
Observar, discutir e refletir sobre o tema árvores na escola, conhecer as etapas do plantio, germinação e crescimento, e a importância das árvores para o meio ambiente em que vivemos.
Comunidade de Aprendizagem
Os professores;
Os alunos;
A comunidade (Emater, vereador...);
A família.
Articulação com o currículo
Linguagem Matemática
Noção de quantidade, classificação e seriação
Números
Linguagem oral
Expressão espontânea
Nomear plantas
Falar claramente
Contar e dramatizar
Manusear materiais didáticos-pedagógicos
Ampliação do vocabulário
Linguagem corporal, desenvolvimento físico e psicomoticidade
Desenvolvimento motor amplo e fino
Locomoção
Equilíbrio
Posturas corporais
Observação e identificação de imagens e pessoas
Freio inibitório/lateralidade
Linguagem escrita
Rabiscar
Familiarização com o alfabeto
Linguagem musical
Danças e cantos com gestos
Relaxamento e imaginação
Brincadeiras de roda
Linguagem plástica
Pintar com diversos materias
Desenho livre, pintura,recorte,colagem, modelagem
Teatro
Amassar, rasgar, colar, modelar
Iniciar o uso da tesoura
Ciências naturais e sociais
Cuidado com o próprio corpo e do colega (higiene)
Plantio, germinação
Ambiente (flora,fauna)
Sensações físicas
Espaço
Distinguir: noite, chuva, sol, quente, frio, agora, depois
Localização temporal