“Vínculo familiar antigo: Resgatando brincadeiras do passado”
“ “A volta das brincadeiras antigas é muito importante. Nós temos que ajudar a resgatá-las no lugar em que vivemos, é muito importante para nossa comunidade e nos traz alegria de ver um lugar harmonioso e criativo, pois eles estimulam a criatividade.”
Pedro Nairton Ferreira da Rosa | aluno(a)
“ “Com o projeto: ‘Vínculo familiar: Resgatando brincadeiras do passado’, vejo que os estudantes vão poder aprender na prática a fazer seus próprios brinquedos como nós fazíamos no passado; carinho de rolimã, bilboquê, jogo de bolitas, perna de pau e muitas outras brincadeiras simples que não envolve toda essa parafernália tecnológica de hoje.”
Airton da Rosa | responsável
Pergunta Exploratória
Quais eram os brinquedos e brincadeiras antigas?
Expedição Investigativa
Entrevista de pessoas mais antigas, a fim de conhecer como eram as brincadeiras da época.
Objetivos
Resgatar, confeccionar e vivenciar brinquedos e brincadeiras antigas.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto será desenvolvido com a participação dos alunos do 7º ano, professores, família, direção da escola, colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação), e comunidade.
Articulação com o currículo
Português: Produção Textual; Leitura; Interpretação; Expressão oral e Pesquisa. Geografia: Diferentes culturas no Brasil. História: Idade Feudal formas de brincar e interagir com o mundo, visto que a religião interferia no cotidiano Feudal e as mudanças com as rupturas e permanências. Ciências: Os materiais ecológicos e recicláveis utilizados na fabricação de brinquedos antigos. Arte: Confeccionar brinquedos e jogos antigos; Peça teatral de fantoches, “A Importância da Família na Escola”. Matemática: As origens da matemática da antiguidade aos dias atuais, Jogos matemáticos. Educação Física: Pesquisar as brincadeiras das épocas dos pais e avós; confeccionar brinquedos; Brincar na prática as brincadeiras da época. Ensino Religioso: Solidariedade, respeito e a paz.