Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

“Vínculo familiar antigo: Resgatando brincadeiras do passado” “A volta das brincadeiras antigas é muito importante. Nós temos que ajudar a resgatá-las no lugar em que vivemos, é muito importante para nossa comunidade e nos traz alegria de ver um lugar harmonioso e criativo, pois eles estimulam a criatividade.”
Pedro Nairton Ferreira da Rosa | aluno(a)
“Com o projeto: ‘Vínculo familiar: Resgatando brincadeiras do passado’, vejo que os estudantes vão poder aprender na prática a fazer seus próprios brinquedos como nós fazíamos no passado; carinho de rolimã, bilboquê, jogo de bolitas, perna de pau e muitas outras brincadeiras simples que não envolve toda essa parafernália tecnológica de hoje.”
Airton da Rosa | responsável
Pergunta Exploratória

Quais eram os brinquedos e brincadeiras antigas?

Expedição Investigativa

Entrevista de pessoas mais antigas, a fim de conhecer como eram as brincadeiras da época.

Objetivos

Resgatar, confeccionar e vivenciar brinquedos e brincadeiras antigas.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto será desenvolvido com a participação dos alunos do 7º ano, professores, família, direção da escola, colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação), e comunidade.

Articulação com o currículo

Português: Produção Textual; Leitura; Interpretação; Expressão oral e Pesquisa. Geografia: Diferentes culturas no Brasil. História: Idade Feudal formas de brincar e interagir com o mundo, visto que a religião interferia no cotidiano Feudal e as mudanças com as rupturas e permanências. Ciências: Os materiais ecológicos e recicláveis utilizados na fabricação de brinquedos antigos. Arte: Confeccionar brinquedos e jogos antigos; Peça teatral de fantoches, “A Importância da Família na Escola”. Matemática: As origens da matemática da antiguidade aos dias atuais, Jogos matemáticos. Educação Física: Pesquisar as brincadeiras das épocas dos pais e avós; confeccionar brinquedos; Brincar na prática as brincadeiras da época. Ensino Religioso: Solidariedade, respeito e a paz.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental 11 de Abril

Diretor
Simone Maria Scartazzini

Turma
7º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
22

Educadores
Marli Marisana Pokojeski e Rodrigo Pilar

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erebango

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE EREBANGO

Apoiadores
SMEC e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“O projeto tem algo muito especial, pois no momento em que os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática como seus pais brincavam no passado confeccionando seus próprios brinquedos. Com toda certeza, traz um crescimento não só para um único momento escolar, mas sim para a sua criatividade ao longo dos anos, além de mostrar ao educando que dá para se divertir sem estes aparelhos eletrônicos de hoje em dia.”
Rodrigo Pilar | Professor(a)