“BRINQUEDOS DE ONTEM NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA”
“ “As brincadeiras antigas são bem legais. Tem que realizá-la sempre pois é muito divertido e diferente. Temos que ajudar a resgatá-las no lugar em que vivemos, é muito importante para o nosso desenvolvimento e nos traz alegria e o desafio para realizá-las. A perna de pau foi uma experiência bem difícil de realizar, mas divertida, vou aprender com o tempo.”
Izadora Nicoloso Zancanaro | aluno(a)
“ “Resgatando brincadeiras do passado, vejo que os estudantes vão poder aprender na prática a fazer seus próprios brinquedos como nós fazíamos no passado; carinho de rolimã, bilboquê, jogo de bolitas, perna de pau e muitas outras brincadeiras simples”.
Marcelo Zancanaro | responsável
Pergunta Exploratória
Quais minhas brincadeiras preferidas?
Expedição Investigativa
Quais as brincadeiras preferidas que fizeram parte de sua infância? (Entrevista aos pais).
Passeio ao Parque Municipal de Getúlio Vargas (Brinquedos e brincadeiras ao ar livre a partir da atividade com os pais)
Objetivos
Vivenciar situações de socialização com o grupo, destacando as regras para a boa convivência e resgatar brincadeiras de antigamente.
Comunidade de Aprendizagem
Os envolvidos na realização do projeto serão os alunos, professores, pais, direção da escola, família e colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação), e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Português: Produção textual oral e escrita, diferentes gêneros textuais (contos, fábulas, poesias, parlendas, leitura e rima). Matemática: Situações problemas envolvendo as quatro operações. História e Geografia: Paralelo de como eram os brinquedos do passado e da nova geração. Ciências: Meio ambiente. Corpo humano. Ensino Religioso: Valores morais e sociais, atitudes e comportamentos pessoais. Arte: Desenhos, teatro, dramatização. Educação Física: Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras, percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio de brincadeiras.