Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

“BRINQUEDOS DE ONTEM NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA” “As brincadeiras antigas são bem legais. Tem que realizá-la sempre pois é muito divertido e diferente. Temos que ajudar a resgatá-las no lugar em que vivemos, é muito importante para o nosso desenvolvimento e nos traz alegria e o desafio para realizá-las. A perna de pau foi uma experiência bem difícil de realizar, mas divertida, vou aprender com o tempo.”
Izadora Nicoloso Zancanaro | aluno(a)
“Resgatando brincadeiras do passado, vejo que os estudantes vão poder aprender na prática a fazer seus próprios brinquedos como nós fazíamos no passado; carinho de rolimã, bilboquê, jogo de bolitas, perna de pau e muitas outras brincadeiras simples”.
Marcelo Zancanaro | responsável
Pergunta Exploratória

Quais minhas brincadeiras preferidas?

Expedição Investigativa

Quais as brincadeiras preferidas que fizeram parte de sua infância? (Entrevista aos pais).
Passeio ao Parque Municipal de Getúlio Vargas (Brinquedos e brincadeiras ao ar livre a partir da atividade com os pais)

Objetivos

Vivenciar situações de socialização com o grupo, destacando as regras para a boa convivência e resgatar brincadeiras de antigamente.

Comunidade de Aprendizagem

Os envolvidos na realização do projeto serão os alunos, professores, pais, direção da escola, família e colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação), e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Português: Produção textual oral e escrita, diferentes gêneros textuais (contos, fábulas, poesias, parlendas, leitura e rima). Matemática: Situações problemas envolvendo as quatro operações. História e Geografia: Paralelo de como eram os brinquedos do passado e da nova geração. Ciências: Meio ambiente. Corpo humano. Ensino Religioso: Valores morais e sociais, atitudes e comportamentos pessoais. Arte: Desenhos, teatro, dramatização. Educação Física: Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras, percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio de brincadeiras.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental 11 de Abril

Diretor
Simone Maria Scartazzini

Turma
5º Ano “A” Ensino Fundamental

Número de alunos
25

Educadores
Rosane Rech

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erebango

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE EREBANGO

Apoiadores
Sicredi e Smec

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Com o domínio dos videogames e jogos de computadores cada vez maior, alguns brinquedos típicos estão sendo esquecidos. Esse projeto visa resgatar o convívio das crianças com as brincadeiras do passado e para isso nada melhor que buscar na própria família esses subsídios e proporcionar momentos alegres, gratificantes entre pai, mãe, filhos ou entre o próprio grupo escolar.”
Rosane Rech | Professor(a)