Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincando se Aprende O objetivo do circuito é possibilitar e desenvolver a coordenação motora, equilíbrio, agilidade, flexibilidade além de motivar e superar dificuldades.”
Paula Mariussi, mãe da aluna Mariah Martins | responsável
Pergunta Exploratória

Como podemos brincar neste lugar?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no local de treinamentos do circo Araré com apresentação de um espetáculo. Lá, os alunos prestaram muita atenção nos personagens, suas histórias e caretas engraçadas.
Depois, no parque da escola, realizaram diversas brincadeiras.

Objetivos

Conhecer o próprio corpo por meio do estímulo dos movimentos, explorando as diferentes posturas corporais, ampliando a coordenação motora e o equilíbrio da criança.Participar de momentos de
socialização interagindo por meio dos movimentos, explorando as regras e convivência em grupos. Ampliação das possibilidades de brincadeiras através do corpo em movimento.

Comunidade de Aprendizagem

Como comunidade de aprendizagem tivemos duas grandes contribuições:
A primeira foi da professora de Educação Física Andréia Effting Hernandes, que desenvolveu atividades de educação psicomotora de forma recreativa em forma de circuito. As crianças gostaram muito da atividade! A segunda contribuição foi da Escola de Circo ARARÉ, que
apresentou uma peça circense aos alunos, que ficaram encantados.

Articulação com o currículo

Eixo Corpo e movimento: movimentos fundamentais, percepção corporal, percepção espacial, percepção temporal, percepção direcional, postura corporal, reprodução dos movimentos, brincar.
Eixo Intercomunicação e linguagem: construção da consciência fonológica, argumentação por meio de gestos e falas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Rio Branco Educação Infantil e Ensino Fundamental

Diretor
Rosângela Aparecida da Silva Nassi

Turma
Maternal II

Número de alunos
14

Educadores
Maria de Lourdes Souza e Simone
Raquel Vani Chesca

Estado
Paraná

Município
Tupãssi

Cooperativa
SICREDI PROGRESSO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TUPASSI

Apoiadores
Circo Araré e Andréia Effting Hernandes

Assessoria Pedagógica
Améri Cristina Miolo de Moraes
Com as atividades desenvolvidas no projeto, percebeu-se o quanto o brincar é importante e necessário para o bom desenvolvimento das crianças. Muitas brincadeiras
simples e cotidianas promovem grande diversão e interação entre os alunos.”
Simone Raquel Vani Chesca, professora.Foi muito interessante ver as habilidades das crianças e a sua empolgação em realizar a atividade em forma de circuito. O processo de aprendizagem é um processo complexo que envolve sistema e habilidades diversas, inclusive as motoras, por isso estas atividades diversificadas são de grande importância.”
Andréia Effting Hernandes, professora
A atividade foi realizada em forma de circuito, onde as crianças exploram o ambiente, experimentando os movimentos que o corpo é capaz de realizar através do
movimento e dos desafios corporais e nossas crianças desenvolvem habilidades que permitem a exploração do corpo.
Andréia Effting Hernandes, professora de Educação Física e Personal Trainer. | Professor(a)