Brincando se Aprende
“ O objetivo do circuito é possibilitar e desenvolver a coordenação motora, equilíbrio, agilidade, flexibilidade além de motivar e superar dificuldades.”
Paula Mariussi, mãe da aluna Mariah Martins | responsável
Pergunta Exploratória
Como podemos brincar neste lugar?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada no local de treinamentos do circo Araré com apresentação de um espetáculo. Lá, os alunos prestaram muita atenção nos personagens, suas histórias e caretas engraçadas.
Depois, no parque da escola, realizaram diversas brincadeiras.
Objetivos
Conhecer o próprio corpo por meio do estímulo dos movimentos, explorando as diferentes posturas corporais, ampliando a coordenação motora e o equilíbrio da criança.Participar de momentos de
socialização interagindo por meio dos movimentos, explorando as regras e convivência em grupos. Ampliação das possibilidades de brincadeiras através do corpo em movimento.
Comunidade de Aprendizagem
Como comunidade de aprendizagem tivemos duas grandes contribuições:
A primeira foi da professora de Educação Física Andréia Effting Hernandes, que desenvolveu atividades de educação psicomotora de forma recreativa em forma de circuito. As crianças gostaram muito da atividade! A segunda contribuição foi da Escola de Circo ARARÉ, que
apresentou uma peça circense aos alunos, que ficaram encantados.
Articulação com o currículo
Eixo Corpo e movimento: movimentos fundamentais, percepção corporal, percepção espacial, percepção temporal, percepção direcional, postura corporal, reprodução dos movimentos, brincar.
Eixo Intercomunicação e linguagem: construção da consciência fonológica, argumentação por meio de gestos e falas.