Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A FAZENDINHA “Agradeço o convite recebido pra falar um pouco sobre os animais para as crianças. Para mim foi um desafio interessante, e é sempre bom sair da zona de conforto e alçar novos desafios. Adorei a participação dos alunos e acredito que consegui passar a eles o que eu pretendia. Uma ótima experiência!"
MÉDICO VETERINÁRIO JULIERME APARECIDO DE CARVALHO | responsável
Pergunta Exploratória

"O QUE VOCÊS MAIS GOSTAM DESTE LUGAR?”

Expedição Investigativa

No dia 18 de abril de 2018, foi realizado nossa expedição investigativa com a turma do Maternal I, no Sitio São Marcelo, situado na região do Distrito de Graciosa.
Chegando ao local, fomos recebidos pelos donos do local, as crianças estavam alegres e curiosas.
Os donos do local foram mostrar o pequeno sitio, onde as crianças tiveram o primeiro contato com um filhote de cachorro. Após isso, fomos caminhando por um pequeno trajeto, encontrando porcos, galos, galinhas, bezerros, vacas, cavalo, gato, borboletas, pássaros e peixes. Durante esse trajeto, alguns alunos pegavam ou acariciavam esses animais. Houve passeio de cavalo. . Trataram os peixes com ração. Todo esse trajeto e contato com os animais, divertiu as crianças e também aguçou a curiosidade de todos, que aproveitaram para fazerem pequenas perguntas.

Objetivos

 Induzir as crianças a vivenciarem e explorarem os animais que vivem na fazendinha, bem como observar e compreender as diversidades, características e utilidade deles para o meio rural, por meio de contato visual, praticas pedagógicas e recreativas.

Comunidade de Aprendizagem

No dia 22 de agosto, recebemos a visita do veterinário Julierme Aparecido de Carvalho, em que o mesmo montou seu próprio trabalho por meio de slides e imagens para apresentar a turma do Maternal I e II. Diante desta apresentação, ele foi muito interativo com as crianças, e estas também. Foi um trabalho muito bem explicado e aproveitado, onde as crianças interagiram e puderam fazer perguntas e tiras suas dúvidas.

Articulação com o currículo

LINGUAGEM ORAL: Histórias, roda de conversa, leitura de imagens;
MATEMÁTICA: Cores, formas, tamanho, quantidades, contagem;
ARTES VISUAIS: Colar, texturas, pintar, rasgar, bem como exploração de diversos materiais;
MÚSICA E MOVIMENTO: Participação em situações que integrem músicas e movimentos corporais. Participação em brincadeiras e jogos que envolvam músicas e ritmos.
NATUREZA E SOCIEDADE: Contato com pequenos animais e observação do meio e paisagem natural: animais
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Participação em jogos de imitação, de regras e brincadeiras direcionadas.


Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NOSSA SENHORA DO CARMO DE GRACIOSA

Turma
MATERNAL I

Número de alunos
18

Educadores
LETICIA MARA HAWERROTH
IVANA PREUSS

Estado
Paraná

Município
Paranavaí

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO GRACIOSA

Apoiadores
Médico Veterinário: Julierme Aparecido de Carvalho
Dona Veraldina Hawerroth, vó de uma aluna da turma do Maternal I

O PROJETO SICREDI "A UNIÃO FAZ A VIDA" VEM PARA A INSTITUIÇÃO ACRESCENTAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO COM AS CRIANÇAS, POIS É UM PROJETO QUE VEM DE ENCONTRO COM O CURRÍCULO PEDAGÓGICO E COM O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. É UM PROJETO QUE DESENVOLVE TEMAS DIFERENCIADOS SEMPRE CONDIZENDO COM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.