Classificação: CORPO HUMANA
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

O Sapo Lambão e os Cinco Sentidos
Pergunta Exploratória

O que é sentido? O que são órgãos?

Expedição Investigativa

A investigação ocorreu no pátio da Escola Municipal José Evaristo, no dia 05 de outubro de 2018, observando cada detalhe que havia naquele local: sons, cores, texturas, flores, ervas, etc.

Objetivos

Conhecer os órgãos dos sentidos e suas funções através de formas lúdicas e escrita.

Comunidade de Aprendizagem

ALUNOS, FAMÍLIA

Articulação com o currículo

O projeto foi trabalhado de forma a abranger as disciplinas:
Linguagem oral e escrita: contar histórias, vogais, linguagem e alfabeto.
Artes: pintura, cores, recorte e colagem e modelagem.
Matemática: números, noções de espessura, quantidade.
Movimento e Música: coordenação motora; expressão corporal; participação em jogos, brincadeiras que envolvam a dança e a música;
Natureza e sociedade: conhecimento do corpo humano e dos órgãos dos sentidos.
Identidade e autonomia: higiene com o corpo e saúde, a construção e a vivencia de atitudes e valores de cooperação e cidadania.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema foi realizada em uma roda de conversa com os alunos, através da leitura do livro O Sapo Lambão, as crianças decidiram que o tema seria O Sapo Lambão e os Cincos Sentidos.

Ficha Técnica
Escola
E.M. José Evaristo Costa

Diretor
Ricardo Leandro Schiavinato

Turma
Pré II B, D, E

Número de alunos
52

Educadores
Elenice da Silva, Lucimeire de Souza Costa, Luzinete Conceição da Silva

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal, Família.

Assessoria Pedagógica
CRISTIANE OTÍLIA COLOSSI
No desenvolvimento do projeto, por meio da história do Sapo Lambão, foi possível perceber que as crianças demonstraram interesse e curiosidade em compreender a relação dos órgãos dos sentidos e suas respectivas funções, dessa forma, alcançaram os objetivos propostos. Observamos que houve uma aprendizagem cooperativa, pois os alunos decidiram o tema, sugeriram atividades e trouxeram materiais diversos para serem explorados juntos, colaborando para o avanço da construção de aprendizagens dos colegas que estavam menos aptos na percepção dos sentidos estudados, assim compreenderam e relacionaram cada órgão do sentido a sua função conhecendo melhor seu próprio corpo.
Elenice da Silva, Lucimeire de Souza Costa, Luzinete Conceição da Silva | Professor(a)