HORA DE BRINCAR
Pergunta Exploratória
Qual Sua brincadeira favorita?-Os adultos brincavam quando era criança?-Seus pais brincavam?-Dê que eles brincavam e como brincavam? -Você tem brinquedos construídos em casa ou comprados?
Expedição Investigativa
Levamos os alunos, nos vizinhos mais próximos da creche, e eles fizeram as perguntas exploratória, em seguida eles nos contaram histórias de como eles brincavam e com que brincavam, e nos ensinaram várias brincadeiras da época de quando eram crianças, na sala fizemos as ilustrações dessas brincadeiras e também brincamos.
Objetivos
Despertar nas crianças o interesse pelas brincadeiras e brinquedos antigos, e o resgate das mesmas, desenvolvendo a interação entre seus familiares e vizinhos mais próximos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais, comunidade.
Articulação com o currículo
Linguagem oral e escrita: comunicação, expressão, oralidade.
Linguagem matemática: contagem, classificação, seriação.
Natureza e sociedade: cuidado com o meio ambiente, diferença das brincadeiras do passado e do presente.
Linguagem artística: cantos, cantigas de roda, histórias
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Formamos grupos e questionei qual nome daria para momentos juntos: e a resposta veio logo: È hora de brincar.