Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

HORA DE BRINCAR
Pergunta Exploratória

Qual Sua brincadeira favorita?-Os adultos brincavam quando era criança?-Seus pais brincavam?-Dê que eles brincavam e como brincavam? -Você tem brinquedos construídos em casa ou comprados?

Expedição Investigativa

Levamos os alunos, nos vizinhos mais próximos da creche, e eles fizeram as perguntas exploratória, em seguida eles nos contaram histórias de como eles brincavam e com que brincavam, e nos ensinaram várias brincadeiras da época de quando eram crianças, na sala fizemos as ilustrações dessas brincadeiras e também brincamos.

Objetivos

Despertar nas crianças o interesse pelas brincadeiras e brinquedos antigos, e o resgate das mesmas, desenvolvendo a interação entre seus familiares e vizinhos mais próximos.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais, comunidade.

Articulação com o currículo

Linguagem oral e escrita: comunicação, expressão, oralidade.
Linguagem matemática: contagem, classificação, seriação.
Natureza e sociedade: cuidado com o meio ambiente, diferença das brincadeiras do passado e do presente.
Linguagem artística: cantos, cantigas de roda, histórias

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Formamos grupos e questionei qual nome daria para momentos juntos: e a resposta veio logo: È hora de brincar.

Ficha Técnica
Escola
E. M. Rodolfo Trechaud Curvo

Diretor
Maria Aparecida Domingos

Turma
Pré I e Pré II

Número de alunos
8

Educadores
Claudna da Cruz Duarte.

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Comunidade escolar pais alunos e professores.

Assessoria Pedagógica
Cristiane Otília Colosso
As brincadeira desenvolvidas foram um espaço para promoção de avanços, onde as criança construíram normas de organização, respeito, compreensão, e aprender a viver em grupo, respeitando o espaço do próximo, desenvolvendo o físico, o emocional, o cognitivo e o social. Por isso foi de suma importância a valorização da ludicidade nesse trabalho de brincadeira e valores para o convívio em sociedade. Os resultados esperados foram alcançados durante o desenvolver de cada atividade durante o projeto a capacidade crítica e observadora e o interesse pelos brinquedos e brincadeiras antigas resgatando a interação e o convívio das crianças entre seus familiares.
Claudna da Cruz Duarte. | Professor(a)