Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Pergunta Exploratória

Dá para imaginar a Educação Infantil sem a música?

Expedição Investigativa

A expedição aconteceu no primeiro momento em sala de aula, com instrumentos e um Ambiente que fornece estímulo sonoros a criança desde o nascimento, e ela reage a esses estímulos por meio do balbucio ou gritos como forma de manifestar sons. Com o passar do tempo, vai aumentando esse repertório sonoro que lhe permite se comunicar com o outro e com o mundo em que vive. O projeto propiciou ás crianças apropriação do conhecimento para praticar, reconhecer e descobrir o ritmo e o som de forma livre e organizada, partindo dos movimentos corporais e em seguida extra corporal: sons da natureza, sons do ambiente, sons dos instrumentos e eletrônicos e etc. Tornando-se um trabalho de desenvolvimento global que possibilita a criança utilizar suas capacidades para uma aprendizagem que respeite suas especificidades

Objetivos

Promover a partir da música e da construção de instrumentos musicais a integração das crianças dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo, de forma prazerosa que a música oferece.

Comunidade de Aprendizagem

Reuniões com os pais, atividades lúdicas visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditiva, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção especial. O lúdico funcionará como elementos motivador e de estimulo para o desenvolvimento da expressão musical onde a imitação, a percepção e a criação são os principais elementos deste processo.

Articulação com o currículo

Linguagem Oral e escrita
Nome dos instrumentos e das músicas;
Cantar acompanhando músicas diversas;
Desenhar os instrumentos musicais;
Observação e manuseio de instrumentos musicais, CD e DVD;
Historias.
Matemática
Contar músicas que contenha contagens;
Contar os tipos de músicas;
Os tipos de instrumentos musicais;
A quantidade de CD e DVD que tem na Escola;
Formar conjuntos;
Formar geométricas;
ARTES
Cores;
Texturas;
Imitações;
Dublagem;
Movimento;
Danças;
Jogos musicais;
Posturas corporal;
Ouvir músicas e canções;
Ritmos;
Confecção de instrumentos feitos de sucata;
Pintura de moldes de instrumentos musicais;
Pesquisa de instrumentos utilizando revistas e jornais;
Cineminha do clipe: A loja do mestre André;
Manuseio dos instrumentos na Escola;
Confecção de porta retrato no formato de piano;
Cartaz com seus instrumentos preferidos;
Confecção de máscara de violão;
Memorização das letras das músicas;
Ao final do projeto os pais serão convidados para uma visita na escola para conhecer...


Ficha Técnica
Escola
E. M. Rodolfo trechaud Curvo

Diretor
Maria Aparecida Domingos

Turma
PRÉ II C e D

Número de alunos
42

Educadores
Genilza Aparecida Gonçalves de Carvalho, Rosânia Aparecida de Souza

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Alunos, pais, professores.

Assessoria Pedagógica
Cristiane Otília Colosso
Portanto, ao trabalhar a música na escola é de fundamental importância que essa seja entendida como um agente facilitador do processo de desenvolvimento de ensino e da aprendizagem. Nessa perspectiva, é necessário imbuir nos professores e em toda comunidade escolar a sensibilidade para a ampliação das potencialidades dos educandos, uma vez que ela fala diretamente, com o corpo, com a mente e com o campo emocional, entendo assim a influência que essa provoca nos aspectos nos diferentes aspectos do desenvolvimento humano.
Genilza Aparecida Gonçalves de Carvalho, Rosânia Aparecida de Souza Alencar | Professor(a)