Despertando a identidade e autonomia.
Pergunta Exploratória
As crianças conhecem partes do seu corpo? Vocês gostaram das brincadeiras
Expedição Investigativa
Nas atividades diárias, foi realizados momentos de musica referentes a partes do corpo, na troca de fraldas tendo como sempre identificar as partes que compõe seu corpo em formas de perguntas. Realização de brincadeiras em frentes ao espelho reconhecendo o seu corpo demonstrando afetividade com as crianças e sempre ajudando com sua auto-estima.
Realização de um circuito onde envolve o equilíbrio, a coordenação motora ampla. (arrastar-se, engatinhar, nadar, rolar, correr e saltar), ajudando e explicando a esperar a sua vez.
Foi construído um labirinto com cano de PVC, onde foram pendurados alguns objetos e brinquedos para manusear e estimular os sentidos, também para vivenciar momento de alegria e aprendizagem.
Objetivos
Despertar na criança a consciência de seu corpo, o conhecimento de suas partes, funções e cuidado; para que perceba suas possibilidades e limitações, diferenças e semelhanças entre os seres humanos e a importância de todas as pessoas como ser único.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar
Articulação com o currículo
Conhecer as partes do corpo e aprender a identificar, com Atividades e observações do seu corpo no espelho (reconhecimento de sua imagem).
Música: cabeça, ombro joelho e pé.
Batucar, bater palmas, tocar instrumentos;
Auto - estima; valorizar cada parte do nosso corpo se olhando no espelho.
Observar nas revistas figuras ou imagens de pessoas. (ver partes do corpo e identificar com nosso próprio corpo
Brincadeiras com bolas, bambolês, blocos, sucatas, etc.
Exploração de diferentes posturas corporais e agilidades de deslocar-se no espaço;
Caminhar sobre três cordas. (frente e lado).
Correr para pegar a bola e fazer cesta.
Saltar em cima de caixas ou objetos pequenos.
Passar por baixo da cadeira.
Engatinhas e rolar sobre colchonetes.
Brincar de passar por dentro do minhocão.