Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Construindo Saberes Brincando
Pergunta Exploratória

Vocês gostam de brincar? De que vocês mais gostam de brincar?

Expedição Investigativa

Durante alguns dias durante as brincadeiras, as atividades diárias foram observadas, questionado sobre a importância dos valores, e foi sugerido então trabalhar através de atividades lúdicas e brincadeiras alguns valores como coleguismo, amizade, dividir os brinquedos, não quebrar, esperar sua vez...
A expedição foi planejada e organizada com as professoras e envolvendo todos os alunos em todas as brincadeiras e atividades. No pátio da escola foi oportunizadas brincadeiras, jogos, cartazes, histórias. As crianças brincaram com todos os brinquedos, jogos, ouviram histórias, brincaram com bolas, motocas, percebendo assim o interesse pelas brincadeiras e a necessidade de trabalhar alguns valores.

Objetivos

Oportunizar as crianças através das brincadeiras lúdicas a construção de saberes, a fim de desenvolver relações de amizade, respeito coleguismo, cooperação...

Comunidade de Aprendizagem

Mães dos alunos

Articulação com o currículo

Jogo de boliche: As crianças sentadas no chão terão que esperar sua vez de jogar o boliche. Cada criança vai jogar a bola e ver quantos pinos derrubou.
Basquete: As crianças em fila com uma bola vão jogar a bola para cima e encaixar no cesto, com duas chances para acertar.
Bolinhas de sabão: Algumas crianças terão que assoprar para o alto para sair as bolinhas, enquanto as outras brincam com as bolinhas.
Piscina de bolinhas: Na piscina as crianças terão que observar as cores das bolinhas: separar por cores: nadar, etc.
Bilboquê: Encaixar as bolinhas no suporte plástico.
Caçador: Dividir as crianças em dois grupos para jogar. Cada um terá que se defender daquele que tem a posse da bola.
Bolas e balões:~confeccionar uma bola em casa com os pais e trazer para escola. No pátio da escola os alunos jogam bola com os pés e com as mãos.
Revistas: Será distribuído várias revista para as crianças desenvolver a coordenação motora fina (olhar, rasgar, amassar e jogar na boca do palh


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação infantil Mundo da Criança

Turma
Maternais II, III, União, Integral

Número de alunos
88

Educadores
Cleide Garbin Tomé, Marisa Bariviera, LurdesVivan Novello, Jaqueline Bernardi, Marisane Guth, Valcléia Spinelli

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Rodeio Bonito

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RODEIO BONITO

Apoiadores
Professores, alunos, pais.

O envolvimento das crianças, ajudam a desenvolver o projeto.