O GATO AZUL
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história e observar o que chama nossa atenção?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da História GATO XADREZ.
Objetivos
Expressar suas ideias por meio de desenhos, pinturas, colagens, dobraduras e esculturas, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Comunidade de Aprendizagem
PATRÍCIA BUENO SILVA _ BIÓLOGA
Articulação com o currículo
A realidade da turma se caracterizou sempre pela curiosidade e, pela oralidade. Crianças falantes e com espírito colaborativo. Assim, o planejamento desenvolvido pela professora considerou a heterogeneidade e, a espontaneidade, as peculiaridades individuais e, as expressões coletivas, como sinais e imperativos para realizar estratégias didáticas e, com elas, a organização do tempo e do espaço para a construção dos saberes. Com o projeto escolhido, de forma democrática, as crianças levantaram questionamentos e estes, foram respondidos pela Comunidade de Aprendizagem, que estabeleceu um contato expressivo e harmonioso com a turma e, que trabalhou as questões que seguem, de modo interdisciplinar:
O gato gosta de tomar banho?
Quantos anos vive o gatinho?
Existe mesmo gato azul?
Podemos pintar um gato de azul aqui na escola?
Será que todo mundo da escola tem gato?
Por que o gato perde pelos?
Por que o gato da vovó tem que tomar vacina?
Quanto dentes ele tem?
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática e participativa e foi através de votação ilustrada que as crianças escolheram o tema do projeto.