Classificação: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

EXPERIMENTANDO NOVAS TEXTURAS
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao brincarem com diferentes texturas?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada a partir da observação das crianças brincando com diferentes texturas.

Objetivos

Identificar a diferença entre as texturas dos objetos.

Comunidade de Aprendizagem

Neusa Alves dos Santos

Articulação com o currículo

Concebendo a criança, mesmo as muito pequenas, como sujeitos que sabem muitas coisas, tomam decisões, escolhem o que fazer, olham e pegam coisas que lhe interessam, interagem com pessoas, expressam o que sabem fazer e mostram em seus gestos, em seus olhares, em suas palavras, como compreendem o mundo, a Professora Sheila promoveu as ações curriculares com sua turma. Preocupada com o desenvolvimento integral as crianças e, pautada nos princípios éticos, estéticos e políticos da instituição, a professora realizou com as efetiva participação das crianças um projeto interativo, a partir do Campo de Experiência TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS e, com o projeto, as crianças convidaram a experimentar, isso porque a arte estava dentro delas. As crianças criaram arte o tempo todo e as perguntas problematizadas foram significadas através das expressões construídas pelos pequenos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu a partir da observação das expressões das crianças, constituindo-se em uma construção democrática e respeitosa.

Ficha Técnica
Escola
CMEI CRESCER E APRENDER

Diretor
Kessy Haslinger

Turma
Mat II G

Número de alunos
12

Educadores
Sheila Verônica Bravo

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Neusa Alves dos Santos

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Realizar o projeto Brincando com Diferentes Texturas foi muito interessante pois pelas caras e bocas das crianças em experimentar uma textura diferente foi muito gratificante. Poder proporcionar esses momentos valiosos não tem preço, a cada nova descoberta em que ensinamos nossos alunos também aprendemos com eles.
Sheila Veronica Bravo | Professor(a)