MENINO GRANDE
“ A Thainara não deixou ele pra nada cuidou o tempo todo, até dormiu com ele.
Rosangela Maria Borges de Freitas | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que as crianças demonstram ao assistirem o vídeo?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das expressões das crianças assistindo o vídeo SOMOS TODOS IGUAIS.
Objetivos
Reconhecer os elementos das ilustrações dos vídeos, apontando-os , a pedido do adulto - mediador.
Comunidade de Aprendizagem
Neusa Alves dos Santos
Articulação com o currículo
O trabalho pedagógico realizado com a turma do Maternal II, valorizou a diferença entre meninos e meninas sem minimizar a posição de cada um ou o seu valor no grupo em função do gênero. As ações que integraram o trabalho ofereceram às crianças brinquedos diversos e objetos com os quais elas brincaram e interagiram e, no contexto do projeto MENINO GRANDE, foi assegurado a presença da musicalidade e das representações estéticas diversas como aspectos impulsionadores do desenvolvimento criativo das crianças. O projeto partiu do Campo de Experiência O EU, O OUTRO E O NÓS e garantiu os direitos de aprendizagem, concebendo a criança como cidadã, permitindo-lhe escolher e ter acesso aos brinquedos e brincadeiras como direito à cidadania.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática e o instrumento que legitimou esta caracterização foi a observação direta das expressões das crianças.