Classificação: O EU, O OUTRO E O NÓS
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

MENINO GRANDE A Thainara não deixou ele pra nada cuidou o tempo todo, até dormiu com ele.
Rosangela Maria Borges de Freitas | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que as crianças demonstram ao assistirem o vídeo?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das expressões das crianças assistindo o vídeo SOMOS TODOS IGUAIS.

Objetivos

Reconhecer os elementos das ilustrações dos vídeos, apontando-os , a pedido do adulto - mediador.

Comunidade de Aprendizagem

Neusa Alves dos Santos

Articulação com o currículo

O trabalho pedagógico realizado com a turma do Maternal II, valorizou a diferença entre meninos e meninas sem minimizar a posição de cada um ou o seu valor no grupo em função do gênero. As ações que integraram o trabalho ofereceram às crianças brinquedos diversos e objetos com os quais elas brincaram e interagiram e, no contexto do projeto MENINO GRANDE, foi assegurado a presença da musicalidade e das representações estéticas diversas como aspectos impulsionadores do desenvolvimento criativo das crianças. O projeto partiu do Campo de Experiência O EU, O OUTRO E O NÓS e garantiu os direitos de aprendizagem, concebendo a criança como cidadã, permitindo-lhe escolher e ter acesso aos brinquedos e brincadeiras como direito à cidadania.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática e o instrumento que legitimou esta caracterização foi a observação direta das expressões das crianças.

Ficha Técnica
Escola
CEMEI CRESCER E APRENDER

Diretor
Kessy Haslinger

Turma
Mat II A

Número de alunos
12

Educadores
Roseni Oliveira dos Santos

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Neusa Alves dos santos

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
As crianças nos reforçam que podemos obter grande aprendizado, com pequenas atitudes.
Roseni Oliveira dos Santos | Professor(a)