Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Poupar E Guardar = Cofrinho Gordo Foi muito legal trabalhar com o programa, o projeto que desenvolvemos foi muito bom porque aprendemos muito sobre como economizar, que é preciso saber o dinheiro, e procurar consumir só o que é realmente necessário e também que só quem poupa terá um futuro melhor.
Ana Fernanda Machado dos Santos | aluno(a)
Achei que com o Programa as crianças têm a oportunidade de aprender mais e a trabalhar um ajudando o outro, eles têm que buscarem informações e tem ajuda de outras pessoas que vem na escola para ajudar, o que também facilita no entendimento de cada tema. Fico feliz em ver meu filho feliz.
Elisangela Machado dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória

O que iremos encontrar nesse espaço?

Expedição Investigativa

No dia dezesseis de março de dois mil e dezoito as crianças do 3º, 4º e 5º ano , juntamente com as suas professoras realizaram a expedição investigativa nas depenpêndencias do salão paroquial e na praça central do Municipio de Maximiliano de Almeida, onde estava sendo realizada a 1ª Expo INCOAGRO da cidade. Durante a expedição as crianças observaram a diversidade dos produtos expostos do comércio local e regional, compararam valores, variedades em todos os setores, vestuários, calçadista, emplementos agrícolas, automobilisticos e artigos em geral. Os produtos expostos chamaram a atenção das crianças que diziam “tudo é muito lindo”, “colorido”, “eu queria poder ter dinheiro tudo ,mas não tenho dinheiro”. A partir dessas falas, esse ano o tema será Educação Financeira.

Objetivos

• Incentivar os alunos a valorizar o que tem;
• Oportunizar os alunos a investirem em pequenas poupanças administrando seu orçamento mensal;
• Pesquisar o valor dos produtos vendidos e consumidos pelos trabalhadores;
• Listar os impactos que os gastos excessivos e desnecessários causam na vida familiar;
• Incentivar os alunos a pensarem no futuro de forma organizada e planejando - se financeiramente;

Comunidade de Aprendizagem

Alunos do 3º 4º 5º ano, Professores, Pais, Gerente do SICREDI, EMATER, Gerente do CRESOL, Nutricionista Andréia Bettiolo Brunetto.

Articulação com o currículo

Produção de frases e textos, Histórias infantis e em quadrinhos, Sistema monetário brasileiro, As quatro operações, Dobro, Triplo, Porcentagem, O valor das mercadorias. Alimentação produtos naturais e industrializados, Formas de pagamento: cheque cartão... Elaborar relatórios e Cardápios alimentares. Cuidados com o armazenamento dos alimentos. Simular compra e venda no mercado. Formas de pagamento.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O tema Educação Financeira, foi escolhido pelos próprios alunos, após debate em sala de aula, onde os mesmos constataram a importância do uso do dinheiro, pois tudo o que estava à venda na feira só poderia ser adquirido por eles se tivessem dinheiro.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal De Ensino Fundamental Madre Cândida

Diretor
Derlei Nesello Vescovi

Turma
3º, 4º E 5º Ano.

Número de alunos
28

Educadores
Claudete Da Fré, Marilete Piana Neusa Moresco

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Maximiliano de Almeida

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MAXIMILIANO DE ALMEIDA

Apoiadores
Secretaria de Educação e Sicredi UniEstados

Assessoria Pedagógica
UNOESC - Professora Márica Pereira
O Programa União Faz a Vida, tem uma relevância muito grande na aprendizagem e na vida dos nossos alunos. No abordar o tema Educação Financeira a metodologia utilizada foi além da sala de aula, levando os alunos junto com a família e comunidade a perceber que poupar vai além de guardar moedas em cofre, despertou que hábitos simples do cotidiano se mudados já ajudam, como economizando seu material escolar, comprar o necessário e de acordo comas condições financeiras da família. Um dos objetivos também foi incutir nas crianças que independente das suas condições financeiras atuais, é possível sonhar, buscar, trabalhar para ter um futuro melhor.
Claudete Capelin Da Fré | Professor(a)