Poupar E Guardar = Cofrinho Gordo
“ Foi muito legal trabalhar com o programa, o projeto que desenvolvemos foi muito bom porque aprendemos muito sobre como economizar, que é preciso saber o dinheiro, e procurar consumir só o que é realmente necessário e também que só quem poupa terá um futuro melhor.
Ana Fernanda Machado dos Santos | aluno(a)
“ Achei que com o Programa as crianças têm a oportunidade de aprender mais e a trabalhar um ajudando o outro, eles têm que buscarem informações e tem ajuda de outras pessoas que vem na escola para ajudar, o que também facilita no entendimento de cada tema. Fico feliz em ver meu filho feliz.
Elisangela Machado dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória
O que iremos encontrar nesse espaço?
Expedição Investigativa
No dia dezesseis de março de dois mil e dezoito as crianças do 3º, 4º e 5º ano , juntamente com as suas professoras realizaram a expedição investigativa nas depenpêndencias do salão paroquial e na praça central do Municipio de Maximiliano de Almeida, onde estava sendo realizada a 1ª Expo INCOAGRO da cidade. Durante a expedição as crianças observaram a diversidade dos produtos expostos do comércio local e regional, compararam valores, variedades em todos os setores, vestuários, calçadista, emplementos agrícolas, automobilisticos e artigos em geral. Os produtos expostos chamaram a atenção das crianças que diziam “tudo é muito lindo”, “colorido”, “eu queria poder ter dinheiro tudo ,mas não tenho dinheiro”. A partir dessas falas, esse ano o tema será Educação Financeira.
Objetivos
• Incentivar os alunos a valorizar o que tem;
• Oportunizar os alunos a investirem em pequenas poupanças administrando seu orçamento mensal;
• Pesquisar o valor dos produtos vendidos e consumidos pelos trabalhadores;
• Listar os impactos que os gastos excessivos e desnecessários causam na vida familiar;
• Incentivar os alunos a pensarem no futuro de forma organizada e planejando - se financeiramente;
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do 3º 4º 5º ano, Professores, Pais, Gerente do SICREDI, EMATER, Gerente do CRESOL, Nutricionista Andréia Bettiolo Brunetto.
Articulação com o currículo
Produção de frases e textos, Histórias infantis e em quadrinhos, Sistema monetário brasileiro, As quatro operações, Dobro, Triplo, Porcentagem, O valor das mercadorias. Alimentação produtos naturais e industrializados, Formas de pagamento: cheque cartão... Elaborar relatórios e Cardápios alimentares. Cuidados com o armazenamento dos alimentos. Simular compra e venda no mercado. Formas de pagamento.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O tema Educação Financeira, foi escolhido pelos próprios alunos, após debate em sala de aula, onde os mesmos constataram a importância do uso do dinheiro, pois tudo o que estava à venda na feira só poderia ser adquirido por eles se tivessem dinheiro.