“O que é que tem no sitio do pai da Prof.ª Bruna?”
“ Foi bem bom fazer o projeto, saímos passear, aprendemos e brincamos muito. Fizemos muitas atividades legais e as pessoas que vieram ver nos trabalhos gostaram muito.
Valentina Valmorbida | aluno(a)
“ O Programa União Faz a Vida foi muito bom, porque percebi o entusiasmo das crianças, estavam sempre fazendo atividades diferentes. Foi muito bonito ver os pequenos mostrando com alegria para nos pais e demais comunidade seus aprendizados e tendo a oportunidade de se expressar. Momentos assim só favorece o crescimento do potencial de cada criança.
Elenice | responsável
Pergunta Exploratória
O que há na localidade e neste lugar?
Expedição Investigativa
Na manhã do dia 24 de abril de 2018 as crianças foram visitar o sítio do pai da professora Bruna a convite dele (o senhor Juvelino Lourenço), na ocasião as crianças se deslocaram da escola e foram até a propriedade no meio rural para conhecer. Durante o passeio curioso as crianças puderam observar a estrada, as casas, as árvores, a gruta com diversas imagens religiosas, os porcos, as vacas, o chiqueiro, o galinheiro, as galinhas e principalmente os perus, o que chamou a atenção deles. Além dos perus o que eles mais gostaram durante a roda de conversa foram as frutas, como as bananas crescem e nascem e também as laranjas e todo o pomar. O passeio foi divertido e proveitoso, pois receberam lanche e brincaram na lavoura após a colheita da soja que já havia sido realizada.
Objetivos
• Desenvolver o conhecimento das crianças inserindo a importância dos animais e das frutas no nosso cotidiano;
• Oportunizar o contato com alguns animais;
• Conhecer e nomear animais;
• Valorizar animais e seu habitat natural;
• Identificar características inerentes a alguns animais;
• Desenvolver a coordenação motora, a percepção visual, orientação espacial e outros importantes conceitos nesta faixa etária;
• Possibilitar a linguagem oral através da interação com os amigos;
• Desenvolver o raciocínio e a criatividade;
• Oportunizar a participação em atividades que envolvam jogos e brincadeiras, pintura, recorte e colagem, canções, dentro do tema proposto;
• Conhecer características comuns e diferentes entre animais;
• Expressar-se livremente;
• Participar ativamente das atividades propostas;
• Desenvolver consciência ecológica;
• Ampliar o vocabulário;
• Ouvir e recontar histórias;
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, Professores, pais, veterinário, bióloga, nutricionista, pai da Professora.
Articulação com o currículo
Desenvolver a habilidade de discriminar cores, formas, dimensão, espaço e harmonia;
Desenvolver habilidades e formas próprias modelando os alimentos ingeridos pelos porcos e perus e também das frutas;
Desenvolver a coordenação motora, a percepção visual, orientação espacial e outros importantes conceitos nesta faixa etária;
Identificar as diferentes partes do corpo e suas funções
Desenvolver e ampliar bons hábitos de higiene e saúde;
Alimentos e culinária;
Diferenças dos seres humanos e dos animais;
Identificar formas, medidas e pesos;