Classificação: Esporte
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Reciclando e criando materiais alternativos para a prática de atividades físicas Eu achei muito legal o projeto porque aprendi a reciclar os materiais que geralmente são jogados fora. Também gostei das atividades que fizemos com as outras turmas, com a utilização dos materiais que confeccionamos em sala de aula, pois dessa forma a gente pode ver que muitas coisas que jogamos fora e que demoram para se decompor no meio ambiente, ainda podem nos servir.
Vitória Manzoni | aluno(a)
A ideia de realizar este projeto foi muito importante, pois hoje em dia as crianças estão voltadas de mais às tecnologias. Hoje nos perguntamos, não era mais “sadio” brincar de jogar bola, esconde-esconde, pé-de-lata, bilboquê, do que ficar horas e horas em frente a um telefone ou computador? Precisamos criar novamente esta cultura de ensinar nossos filhos a criar seus próprios brinquedos, além disso reciclando materiais estão contribuindo com o meio ambiente. Desta forma a escola está cumprindo muito bem o seu papel de trazer de volta esses valores, agora nós pais devemos continuar em casa a mantê-los.
Flávia Soares | responsável
Pergunta Exploratória

O que fazer com os materiais recicláveis nas aulas de Educação Física?

Expedição Investigativa

Passeio pelas ruas da cidade com o objetivo de formular uma lista de materiais que podem ser reciclados, encontrados descartados de forma inadequados no meio ambiente e que podem ser arrecadados para utilização na construção de materiais alternativos para serem usados nas aulas de Educação Física.
Pesquisa na internet com o objetivo de identificar formas de reutilizar os materiais arrecadados como materiais alternativos para as aulas de Educação Física.

Objetivos

Promover através da construção de materiais alternativos para a realização de atividades físicas, a conscientização da importância da reutilização, proporcionando aos alunos a possibilidade de criar para si uma ferramenta que pode ser utilitária para a comunidade.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professor, famílias e outras turmas da escola.

Articulação com o currículo

Realizar atividades físicas de uma maneira lúdica, prazerosa e sistemática, resgatando valores, atitudes e hábitos saudáveis.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O conselho foi introduzido tentando instigar os alunos a pensar temáticas que aliassem uma prática que trouxesse impacto, tanto social como também que pudéssemos incluí-la, a partir dos conteúdos que devíamos trabalhar durante o ano nas aulas. Assim surgiram inúmeras temáticas, no entanto duas prevaleceram “Iniciação ao atletismo” e “Atividade física e meio ambiente”, tendo que ser realizada uma votação para decidir qual das temáticas seria realizada. A segunda proposta foi a vencedora e então começamos a esquematizar como seria realizado o projeto.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental São José

Diretor
Bruna Frizzo

Turma
5º ano - Manhã e Tarde

Número de alunos
33

Educadores
Rosenan Brum Rodrigues

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Esperança do Sul

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA ESPERANCA DO SUL

Apoiadores
Cátia Bortolozo Cogo

Assessoria Pedagógica
MJ Habilidades
Foi muito importante poder possibilitar aos alunos que pudessem construir materiais através de recicláveis, para que os mesmos contribuíssem com o aumento de possibilidades práticas para as aulas de Educação Física deles e também de outras turmas. Além disso foi importante para que o os alunos entendessem que nem tudo que é descartado em casa é lixo e que muito disso pode ser reutilizado, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Rosenan Brum Rodrigues | Professor(a)