Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Resgatando histórias e brincadeiras do passado Realizar o projeto está sendo muito importante, pois aprendemos muito com as brincadeiras que nossos pais e avós brincavam. Eles nos contam de como era divertido construir seu próprio brinquedo, nos ajudam a fazer e nos ensinam como brincar.
Bianca Brasil Frigi | aluno(a)
Acredito que este projeto está sendo muito importante para o aprendizado dos alunos, pois eles além de pesquisarem sobre as brincadeiras, as experienciam e para nos pais é muito gratificante relembrar e reviver tudo novamente. Outro ponto positivo é sobre o respeito com os mais velhos, a preocupação e entendimento de como eles viviam, suas crenças e histórias. Sem contar que atividades ao ar livre desenvolvem a coordenação motora, o cognitivo, a socialização, a criatividade, a afetividade e a cooperação sendo prazerosa para a criança. Agradeço a professora pela iniciativa de proporcionar aos seus alunos o conhecimento deste projeto, sendo de grande valia para os dias de hoje onde a grande maioria das crianças fica por muitas horas do dia na frente da televisão ou no celular.
Márcia Brasil | responsável
Pergunta Exploratória

Quais eram as brincadeiras e brinquedos do seu tempo?

Expedição Investigativa

A Expedição investigativa foi feita em forma de questionamentos para os pais e avós sobre o resgate das brincadeiras antigas e as histórias de seu tempo.

Objetivos

Proporcionar momentos significativos aos pais, avós e alunos para enriquecimento do trabalho pedagógico com as crianças do 3º ano buscando a melhoria da leitura, escrita e produções orais e escritas.

Comunidade de Aprendizagem

Professora, alunos, família, avós, Sicredi, Prefeitura e Comunidade em geral.

Articulação com o currículo

Leitura, interpretação e produção textual.
Antigamente x Atualidade (brinquedos e brincadeiras).

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Na roda de conversa com as crianças eles relataram as brincadeiras que mais se destacaram na pesquisa com seus avós que foram: Bonecas de pano, bonecas de sabugo, esconde- esconde, pega- pega, bolitas, telefone sem fio, bodoque, carrinho feito de sabugo, pular corda.
Dos pais: Jogo de bola, bicicleta, caçador, fazer comidinhas para as bonecas, cachorros com carrinhos, perna de pau, subir em árvores, futebol de rua. Durante a roda de conversa também algumas crianças descobriram algumas brincadeiras que não conheciam.

Ficha Técnica
Escola
Escola Muncipal de Ensino Fundamental São José

Diretor
Bruna Frizzo

Turma
3º ano - Manhã

Número de alunos
16

Educadores
Adelize Maria Bidinoto Ambrós

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Esperança do Sul

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA ESPERANCA DO SUL

Apoiadores
Verônica Frizzo Dória

Assessoria Pedagógica
MJ Habilidades
Está sendo muito prazeroso desenvolver o projeto, pois percebi uma certa preocupação e envolvimento deles na construção do brinquedo que os pais ou avós brincavam, o quanto eles aprenderam , o entusiasmo em apresentar o brinquedo que construíram, a ansiedade em expor na agencia do Sicredi. Estou recordando minhas brincadeiras também.
Adelize Maria Bidinoto Ambrós | Professor(a)