Resgatando histórias e brincadeiras do passado
“ Realizar o projeto está sendo muito importante, pois aprendemos muito com as brincadeiras que nossos pais e avós brincavam. Eles nos contam de como era divertido construir seu próprio brinquedo, nos ajudam a fazer e nos ensinam como brincar.
Bianca Brasil Frigi | aluno(a)
“ Acredito que este projeto está sendo muito importante para o aprendizado dos alunos, pois eles além de pesquisarem sobre as brincadeiras, as experienciam e para nos pais é muito gratificante relembrar e reviver tudo novamente. Outro ponto positivo é sobre o respeito com os mais velhos, a preocupação e entendimento de como eles viviam, suas crenças e histórias. Sem contar que atividades ao ar livre desenvolvem a coordenação motora, o cognitivo, a socialização, a criatividade, a afetividade e a cooperação sendo prazerosa para a criança. Agradeço a professora pela iniciativa de proporcionar aos seus alunos o conhecimento deste projeto, sendo de grande valia para os dias de hoje onde a grande maioria das crianças fica por muitas horas do dia na frente da televisão ou no celular.
Márcia Brasil | responsável
Pergunta Exploratória
Quais eram as brincadeiras e brinquedos do seu tempo?
Expedição Investigativa
A Expedição investigativa foi feita em forma de questionamentos para os pais e avós sobre o resgate das brincadeiras antigas e as histórias de seu tempo.
Objetivos
Proporcionar momentos significativos aos pais, avós e alunos para enriquecimento do trabalho pedagógico com as crianças do 3º ano buscando a melhoria da leitura, escrita e produções orais e escritas.
Comunidade de Aprendizagem
Professora, alunos, família, avós, Sicredi, Prefeitura e Comunidade em geral.
Articulação com o currículo
Leitura, interpretação e produção textual.
Antigamente x Atualidade (brinquedos e brincadeiras).
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na roda de conversa com as crianças eles relataram as brincadeiras que mais se destacaram na pesquisa com seus avós que foram: Bonecas de pano, bonecas de sabugo, esconde- esconde, pega- pega, bolitas, telefone sem fio, bodoque, carrinho feito de sabugo, pular corda.
Dos pais: Jogo de bola, bicicleta, caçador, fazer comidinhas para as bonecas, cachorros com carrinhos, perna de pau, subir em árvores, futebol de rua. Durante a roda de conversa também algumas crianças descobriram algumas brincadeiras que não conheciam.