Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

JACARÉ O jacaré foi passear lá na lagoa.
Lorenzzo Scariote | aluno(a)
“Antes o Bruno não era comunicativo, era quieto não ia com ninguém a ser nossos familiares. Agora, canta, dança, aumentou o vocabulário, acabou a timidez e o medo que tinha antes. Cada dia faz gestos, cantos e danças diferentes e creio que cada dia viram coisas diferentes. Obrigada por tudo que estão passando para nossos filhos, servirão de grande importância para a carreira deles”.
Claudielly Aparecida Araújo Silva | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao manusearem a caixa de sensações?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das crianças manuseando a caixa de sensações.

Objetivos

Identificar os objetos presentes na caixa de sensações, assim como os diferentes aspectos sentidos.

Comunidade de Aprendizagem

Rebeca Nobre _ Dentista

Articulação com o currículo

As experiências que integram o currículo valorizam a criança como um sujeito de direitos e, neste sentido, as atividades pedagógicas contemplaram a integração dos Campos de Experiências, mediante espaços/tempos articulados e provocadores de ludicidade. Com o projeto, os direitos de aprendizagem foram garantidos e as crianças partilharam seus saberes e seus interesses e curiosidades. O projeto possibilitou significativas aprendizagens e, com a competência e amorosidade da professora Cleide, as perguntas que seguem foram junto a Comunidade de Aprendizagem trabalhadas com as crianças:
Por que o rabo do jacaré é grandão?
Onde o jacaré mora?
O que o jacaré come?
O jacaré tem amigos?
Quem é amigo do jacaré?
O projeto JACARÉ fortaleceu a integração entre as crianças e aproximou os pais da realidade da turma.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa e contou com a expressão e envolvimento de todas as crianças.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NIBELE VEFAGO

Turma
MATERNAL I D

Número de alunos
24

Educadores
CLEIDE RUFINO DA SILVA

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
DULCE MONTEIRO
LUCIMAR FOLES VERAS
NAIR NUNES TEIXEIRA DE BARROS

“Eu confesso que estou maravilhada com o desenvolvimento dos bebês. Houve um progresso muito grande em relação à oralidade e a partilha dos brinquedos. A interação do dia a dia, conforme as atividades que fomos desenvolvendo com eles, despertou o interesse de aprender brincando, de explorar os materiais, e isso fez com que eles fossem estimulados a enfrentar desafios, mas que ao mesmo tempo, fazendo algo que lhe dão prazer e alegria. Ficou evidente, nesse projeto que as crianças desenvolveram suas capacidades motoras, cognitivas e emocionais.”