Fofos e Peludinhos
“ Eu gostei muito porque saímos visitar lugares bonitos, aprendemos bastante sobre como cuidar e ter cuidados com os gatos, fizemos trabalhos legais e o nosso mascote era lindo.
Emilly | aluno(a)
“ Estava tudo muito bonito, gostei muito da história do gato xadrez e do jeitinho como as crianças explicavam. A professora e as crianças estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido, achei muito bom e interessante esse trabalho, é uma ótima oportunidade para eles aprenderem sobre suas curiosidades.
Clair Belotto Rafagnin | responsável
Pergunta Exploratória
O que há neste lugar?
Expedição Investigativa
No dia 16 de abril de 2018 os alunos da Educação Infantil da Escola Monteiro Lobato, realizaram o Passeio Curioso no sítio do Sr. Orildo Menger, onde os mesmos tiveram a oportunidade de vivenciar sensações diversas. Na chegada foram recepcionados pelo Sr.Orildo e D. Fatima, onde deram as boas-vindas e apresentaram o espaço a ser visitado. De início as crianças perceberam a presença de alguns animais como: patos e galinhas, mas o que mais chamou a atenção foram os gatos. Um deles se demonstrou muito dócil com as crianças fazendo com que surgisse a disputa para ver quem segurava o animal no colo. Durante aquela manhã tiveram a oportunidade de andarem a cavalo, de fazer tentativas de pesca no açude, de brincar com o "João ", um passarinho muito legal, correram pelo pátio, observaram os diversos tipos de plantas frutíferas como: laranjeiras, bergamoteiras e bananeiras. Entre uma atividade e outra, o foco voltava a ser o gato que procurava a companhia das crianças.
Objetivos
- Ampliar a coordenação viso motora na busca do desenvolvimento integral da criança;
-Desenvolver o vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos;
- Oportunizar condições de desenvolvimento crítico, integração do meio; participação e socialização.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, Professores, Pais, enfermeira, Veterinário, Ângela pet, Biologa Lorien
Articulação com o currículo
Percepção visual, Higiene, Histórias, Animais domésticos,
Relacionamento de quantidades (nomear através do lúdico), Desenvolvimento de bons hábitos e atitudes, Realização de conversas informais, hora da novidade, Participação de rodas cantadas, joguinhos e dramatizações,
Nomenclaturas (especificar escrita e falada),