Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

“Abrindo Horizontes” A partir do projeto meu filho trouxe mais informações para casa sobre a alimentação saudável, notícias e qualidade de vida.
Nilza Kuhn | responsável
Pergunta Exploratória

Você costuma ler Jornais, revistas e livros? O que você gosta de Ler? O que a leitura representa para você?

Expedição Investigativa

A expedição Investigativa realizou – se a partir de alguns questionamentos na sala de aula e biblioteca da Escola.

Objetivos

Proporcionar aos alunos acesso aos jornais, revistas e livros para que possam desenvolver o gosto pela leitura e o hábito de ler no processo ensino aprendizagem;
Desenvolver no aluno habilidades de trabalho em equipe, organização e planejamento de um jornal mural para a escola;
Estimular e conscientizar os alunos a mudança de atividades e a formação de novos hábitos saudáveis, através de uma visão interdisciplinar explorando conteúdos, refletindo sobre os valores sócio culturais fomentados pelo acesso, aos meios de leitura oferecidos pela escola.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, alunos, funcionários, direção, Família e Comunidade Escolar, Nutricionista.

Articulação com o currículo

Leitura e Escrita
Roda de conversa com os alunos sobre a importância da leitura e que ação podemos fazer para melhorar a leitura e escrita;
Organização de um espaço para a criação do jornal Mural;
Leitura de revistas, jornais, folder para arrecadar matérias interessante ao gosto de todos para colocar no mural;
Seleção de uma reportagem semanal pelos alunos com assuntos diferentes para apresentação e interpretação;
Publicação das reportagens selecionadas e trabalhadas no mural da escola.
Montagem do Jornal Mural da Escola;
Divulgação desse trabalho nas turmas da Escola.
Diversos gêneros textuais

Roda de conversa com os alunos sobre os diferentes gêneros textuais;
Exposição de vários gêneros textuais na sala de aula trazidos pela professora;
Separação dos gêneros pelos alunos;
Confecção de um mural em TNT com bolso identificado com o nome dos gêneros textuais: reportagens, fábulas, historinha em quadrinhos, propaganda, receita, charge, poemas, poesias e outros;
Pesquisa e recorte em

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a investigação através das perguntas lançadas aos alunos realizamos uma roda de conversa onde os alunos se mostraram muito interessados em leituras de jornais, revista e livros para montagem de um mural informativo na escola.

Ficha Técnica
Escola
EMEF São José

Diretor
Lisandra Fernandes

Turma
7º ao 9º ano

Número de alunos
15

Educadores
Rosani Kozorosky Palmeiro

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Mata

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MATA

Apoiadores
Professores, alunos, funcionários, direção, Família e Comunidade Escolar, Nutricionista.

Assessoria Pedagógica
Marisa e Maria Jaci
Conseguimos desenvolver o projeto de forma interdisciplinar, o qual promoveu um ensino prazeroso e gratificante. Tornou os conteúdos mais atrativos e de fácil compreensão, proporcionando o nítido desenvolvimento de cada aluno.
Rosani Kozorosky Palmeiro | Professor(a)