Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincando e Aprendendo Eu gostei bastante de brincar e aprender. Fazer carrinhos, brincar de amarelinha. As aulas são divertidas, com bastantes brincadeiras boas, que eu gosto e o que fizemos fico bem bonito pra mostrar pra mamãe e o papai.
Lorenzo Calderoli | aluno(a)
Como mãe achei importante o tema do projeto desenvolvido pelos alunos e professora. Meu filho sempre estava envolvido e participando de todas as atividades propostas pela professora, na qual está de parabéns, pois meu filho teve aprendizagem significativa.
Andréia Ceriotti Baroni | responsável
Pergunta Exploratória

O que vejo no pátio da Escola que me é interessante?

Expedição Investigativa

No dia 23 de abril, realizamos uma expedição no pátio e dependências da escola Mundo Mágico. Com o intuito de um passeio curioso, onde queríamos observar o mais gerava interesse nas crianças. Durante o passeio eles observaram tudo o que encontravam pedras, flores, na horta escolar, árvores, joaninhas, painéis com enfeites, a brincadeira amarelinha pintada no chão, centopeia, caminharam nas linhas traçadas, brincaram nos brinquedos, escorrega, casinha, gangorra entre outros. Ao voltarem a sala de aula estavam cansados, mas felizes com o passeio. Então em roda de conversa as crianças todos estavam eufóricos querendo contar o que viram, todos ao mesmo tempo. Então pedimos para que representassem um desenho sobre o que viram, o que mais gostaram. E o interesse maior foi os brinquedos do parque e os pintados no pátio da escola. Com isso, a ideia é trabalhar sobre os brinquedos, as brincadeira.

Objetivos

• Criar possibilidade de leitura e escrita através do lúdico
• Despertar a criatividade
• Participar de situações de socialização
• Estimular a confecção de brinquedos através de sucatas
• Aumentar o repertório de brincadeiras infantis
• Resgatar brinquedos e brincadeiras antigas

Comunidade de Aprendizagem

Professora, auxiliar, criança, pais e avós

Articulação com o currículo

Narração de histórias, Desenho Pintura, Colagem, Montagem quebra- cabeça, Cor, forma, tamanho, recorte, colagem, Integração, convivência na vida escolar, Socialização da família na convivência escolar, Dividir e compartilhar, Valorização brinquedos da família.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Mágico

Diretor
Elenice Salete Zacarias

Turma
Pré A

Número de alunos
16

Educadores
Loivane Canan Burtuli

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Maximiliano de Almeida

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MAXIMILIANO DE ALMEIDA

Apoiadores
Secretaria de Educação e Sicredi UniEstados

Assessoria Pedagógica
UNOESC - Professora Márica Pereira
Trabalhar como PUFV é possibilitar as crianças o concreto a visualização da realidade dos fatos, do conteúdo apresentado com participação mais ativa, onde o aprendizado é coletivo. É tornar mais agradável o processo escolar, onde é proporcionada a criatividade e alegria em aprender sempre mais. Também fica evidente que parcerias na escola são muito importantes porque onde tem cooperação tudo fica mais fácil.
Loivane Canan Burtuli | Professor(a)