Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A CASA ACORDADA
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história e observar tudo o que tem nela?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada de forma dinâmica através da História A CASA SONOLENTA.

Objetivos

Respeitar os pontos de vista dos colegas, desenvolvendo a aceitação e o reconhecimento do outro como ser humano importante.

Comunidade de Aprendizagem

Milena Mistura

Articulação com o currículo

Na APAE de Querência, o conceito de Pedagogia Ativa é um dos eixos estruturantes do currículo e, com esta concepção pedagógica as metodologias do trabalho cotidiano se constituem de forma protagonístiva, dinâmica e interativa. As ações diárias da turma ocorrem de modo interdisciplinar com foco nas habilidades de: atenção, memória, persistência, autonomia, independência,criatividade, imaginação,iniciativa,curiosidade e interesse por aprender. Estas habilidades foram contempladas no Projeto A CASA ACORDADA, e potencializaram o senso de humor e a originalidade para a resolução das situações da vida além do contexto da escola. O projeto fortaleceu a prática da cooperação e o conhecimento de mundo, explorando atividades de movimento, música, artes visuais, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita e a matemática. Com o projeto melhorou a relação da escola com as famílias, estabelecendo vínculos afetivos, autoestima e a interação social.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática, a partir da atividade de votação, onde todos os integrantes da turma participaram.

Ficha Técnica
Escola
APAE _ QUERÊNCIA

Diretor
Milena Mistura

Turma
Apoio Pedagógico 2

Número de alunos
6

Educadores
Maria Eduarda de Souza Amaral

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Milena Mistura

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Foi um projeto que despertou nos alunos observar a realidade e além da aprendizagem, trabalhamos sentimentos, observando o lugar de cada um e que é possível dividir o espaço com outros, desde que eles estejam bem cuidados. Gostei de aplicar a história da “casa sonolenta”, pois observei o olhar dos alunos atentos para as atividades.
Maria Eduarda de Souza Amaral | Professor(a)