Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O segredo da lagarta
Pergunta Exploratória

Que insetos há neste lugar?

Expedição Investigativa

A expedição foi realizada no bosque da escola. Observou-se o local a fim de encontrar insetos vivos ali. Foram encontrados alguns que vivem no local, após a expedição retornamos para a escola e fizemos anotações do que vimos no passeio, registramos em desenho e após essa etapa listamos o que vimos lá e o que gostaríamos de saber mais, Através de uma votação concluímos que gostaríamos de estudar sobre as borboletas.

Objetivos

• Conhecer o processo da metamorfose;
• Coletar dados referente a reprodução das borboletas;
• Proporcionar condições de vincular a linguagem oral e escrita;
• Trabalhar matemática em atividades variadas;
• Realizar trabalhar em grupos;
• Observar o ciclo das borboletas;

Comunidade de Aprendizagem

Neste projeto não tivemos pessoas contribuintes, o trabalho foi baseado em pesquisas.

Articulação com o currículo

Articulação com o currículo: (máximo 1.000 caracteres)
Português: Linguagem oral e escrita; coordenação motora; produção de texto; leitura e vídeos informativos; histórias.
Matemática: Números e quantidades; operações ( adição, subtração); calendário.
Artes: Pintura; desenho; trabalhos feitos com sucata ( borboleta, lagarta)
Ciências: textos e vídeos informativos sobre a metamorfose da lagarta; meio ambiente.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Fortunato Parmigiani

Diretor
Rossena Dal Bosco

Turma
1º ano

Número de alunos
12

Educadores
Marcia Solange Pereira Arruda

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Severiano de Almeida

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SEVERIANO DE ALMEIDA

Apoiadores
SMEC e SICREDI

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Adriel Scolari
Sendo o segundo ano que trabalho no projeto, acredito que tivemos maior êxito no desenvolvimento dos trabalhos, tanto alunos, quanto professores estão mais familiarizados com a forma de trabalho, buscamos a cada projeto incentivar nossos alunos a ir em busca de seu próprio conhecimento, Um ponto a melhorar seria a parte inicial sobre as expedições investigativas, pois nem sempre os locais a serem visitados estão acessíveis para a comunidade escolar.
Marcia Solange Pereira Arruda | Professor(a)