Morango
“ Eu gostei da menina, da laranja, da banana e muito, muito do moranguinho. Eu aprendi a comer frutas porque antes eu não comia muitas frutas e nem legumes, hoje no almoço eu já comi banana.
Luan | aluno(a)
“ Aprenderam a gostar mais de frutas, banana, laranja, melancia e abacaxi. É muito importante essa influência de boa alimentação e que começa já na escola. Já com as verduras, o tomate se destaca, as folhas também, e o mais importante, que nem toda criança gosta, mas o Luan adora o quiabo e o almeirão. A alimentação saudável na infância é importante porque influencia para a vida toda.
Franciele Giraldi dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história e observar o que chama nossa atenção?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu de forma interativa a partir da narrativa A MENINA QUE NÃO GOSTAVA DE FRUTAS.
Objetivos
Melhorar a alimentação diária apreciando a variedade de frutas, verduras e legumes.
Comunidade de Aprendizagem
Jéssica Jacovas (Nutricionista)
Articulação com o currículo
Um dos momentos que integra a rotina da turma é o tempo do LANCHE. Neste momento, muitas observações são realizadas e, uma delas refere-se aos alimentos preferidos ou recusados das crianças. Na turma, o que mais marcou a observação foi a recusa das crianças nos dias de frutas e, com isto, a professora organizou a Expedição Investigativa. A partir da expedição, as experiências curriculares se transformaram em ações prazerosas e, de forma democrática, o MORANGO tomou conta dos diálogos e vivências das crianças. Muitas atividades nutriram o cotidiano da turma e os seguintes Campos de Experiências:
- Espaços, tempo, quantidades, relações e transformações;
- Traços, cores, sons e formas;
- Oralidade e escrita;
- O eu, o outro e o nós se aproximaram.
Com o projeto, a alimentação das crianças melhorou muito e os direitos de aprendizagem foram consolidados. Possibilitando a aproximação dos familiares nas ações da turma e na mudança de hábitos alimentares em casa também.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática onde as crianças participaram ativamente da escolha do tema do projeto, assim como das atividades dinamizadas.