Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Morango Eu gostei da menina, da laranja, da banana e muito, muito do moranguinho. Eu aprendi a comer frutas porque antes eu não comia muitas frutas e nem legumes, hoje no almoço eu já comi banana.
Luan | aluno(a)
Aprenderam a gostar mais de frutas, banana, laranja, melancia e abacaxi. É muito importante essa influência de boa alimentação e que começa já na escola. Já com as verduras, o tomate se destaca, as folhas também, e o mais importante, que nem toda criança gosta, mas o Luan adora o quiabo e o almeirão. A alimentação saudável na infância é importante porque influencia para a vida toda.
Franciele Giraldi dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história e observar o que chama nossa atenção?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu de forma interativa a partir da narrativa A MENINA QUE NÃO GOSTAVA DE FRUTAS.

Objetivos

Melhorar a alimentação diária apreciando a variedade de frutas, verduras e legumes.

Comunidade de Aprendizagem

Jéssica Jacovas (Nutricionista)

Articulação com o currículo

Um dos momentos que integra a rotina da turma é o tempo do LANCHE. Neste momento, muitas observações são realizadas e, uma delas refere-se aos alimentos preferidos ou recusados das crianças. Na turma, o que mais marcou a observação foi a recusa das crianças nos dias de frutas e, com isto, a professora organizou a Expedição Investigativa. A partir da expedição, as experiências curriculares se transformaram em ações prazerosas e, de forma democrática, o MORANGO tomou conta dos diálogos e vivências das crianças. Muitas atividades nutriram o cotidiano da turma e os seguintes Campos de Experiências:
- Espaços, tempo, quantidades, relações e transformações;
- Traços, cores, sons e formas;
- Oralidade e escrita;
- O eu, o outro e o nós se aproximaram.
Com o projeto, a alimentação das crianças melhorou muito e os direitos de aprendizagem foram consolidados. Possibilitando a aproximação dos familiares nas ações da turma e na mudança de hábitos alimentares em casa também.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática onde as crianças participaram ativamente da escolha do tema do projeto, assim como das atividades dinamizadas.

Ficha Técnica
Escola
CME Fausto Eugênio Masson

Turma
Pré II C

Número de alunos
26

Educadores
Franciele Giraldi dos Santos

Estado
Mato Grosso

Município
Tangará da Serra

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TANGARA DA SERRA

Apoiadores
Fátima brito
Paula Correia Franchini Brito
Weila Fernanda Fonseca dos Reis Souza
Sulineidy Dallabona

A narrativa "A menina que não gostava de frutas" foi uma experiência muito prazerosa para todos, tantos para os meninos e meninas quanto para mim, pois pude proporcionar momentos que talvez só aconteçam no ambiente escolar dessas crianças, como o dia que levei morango e muitos relataram que estavam comendo pela primeira vez a fruta. Fizemos gelatina de morango, sobremesa de morango, salada de frutas, suco de morango. Confeccionamos diversos materiais sobre a narrativa, utilizando sempre materiais recicláveis. Estimulando sempre a alimentação correta para uma vida saudável.