Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

FORMIGA Foi muito legal esse projeto pois pude aprender muito sobre os animais. Sobre as formigas.
Durante a nossa visita no bosque foi muito bom ver os animais que existem lá, tudo foi muito bom. E também vimos as formigas e o formigueiro que tem lá, quando a professora falou que não podemos matar as formigas.
Tatiely Elizama Siqueira | aluno(a)
Esse programa é de muita importância, pois seu objetivo é transformar a sociedade através da qualidade no ensino em sala de aula trazendo novos conhecimentos dos valores éticos na comunidade escolar.
Com esse programa podemos perceber que a criança recebe mais motivação para aprender despertando sua curiosidade envolvendo a família e a escola em busca de conhecimentos.
É de suma importância a continuação deste programa nas escolas, pois está sendo muito bom não só para as crianças, mas para toda a comunidade.
Celenir Soares Alves | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a História A FORMIGA AGRADECIDA e observar o que chama nossa atenção?

Expedição Investigativa

A expedição Investigativa foi realizada através da HISTÓRIA A FORMIGA AGRADECIDA, onde as crianças estabeleceram contato com situações relacionadas a vida cotidiana na escola.

Objetivos

Comunicar de diferentes formas as semelhanças e diferenças entre os ambientes, caracterizando a presença dos seres vivos e não vivos.

Comunidade de Aprendizagem

Bióloga Eveline Kaline da Silva Salvador

Articulação com o currículo

Observar, comparar, narrar, descrever, ilustrar e perguntar são modos de buscar e organizar informações sobre temas específicos e ações importantes para a consolidação do espírito investigador nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com esta premissa, as práticas cotidianas na turma do 1 ano B, compreendem que o fundamental para a aprendizagem significativa é a aproximação das crianças aos campos de estudo. Neste sentido, a metodologia adotada proporcionou através da dinamização participativa das crianças em cada etapa, a construção de um currículo vivo e, repleto de situações. Um dos momentos fecundos do projeto foi a construção do Índice Formativo onde perguntas nortearam os diálogos da turma. Também possibilitaram a concretização da pesquisa e a aproximação com a comunidade de aprendizagem que integrou momentos riquíssimos, com informações científicas que responderam às indagações levantadas. Com o projeto o relacionamento das crianças se transformou.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa e dialogada e a estratégia que legitimou a escolha do tema foi a roda de conversa.

Ficha Técnica
Escola
CME Fausto Eugênio Masson

Turma
1 ano B

Número de alunos
25

Educadores
Sirlene Gomes da Silva Salvador

Estado
Mato Grosso

Município
Tangará da Serra

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TANGARA DA SERRA

Apoiadores
Paula Correia Franchini Brito
Weila Fernanda Fonseca dos Reis Souza
Fátima Brito
Sulineidy Dallabona

Diante da experiência que tive com este programa durante este ano, posso dizer que ele traz em seus projetos desenvolvidos pelas crianças, professores e comunidade a construção de um novo conhecimento através de uma nova metodologia de trabalho em sala de aula. Trabalho este que desperta na criança a curiosidade e o desejo de aprender sobre o tema em estudo, foi muito prazeroso poder aprender junto com as crianças. Através das visitas recebidas falando sobre os temas escolhidos pelas crianças, veio ampliar também meu conhecimento. Foi muito gratificante.