FORMIGA
                                                                	“ Foi muito legal esse projeto pois pude aprender muito sobre os animais. Sobre as formigas.
Durante a nossa visita no bosque foi muito bom ver os animais que existem lá, tudo foi muito bom. E também vimos as formigas e o formigueiro que tem lá, quando a professora falou que não podemos matar as formigas.                                    
                                     Tatiely Elizama Siqueira | aluno(a) 
                                                                	“ Esse programa é de muita importância, pois seu objetivo é transformar a sociedade através da qualidade no ensino em sala de aula trazendo novos conhecimentos dos valores éticos na comunidade escolar.
Com esse programa podemos perceber que a criança recebe mais motivação para aprender despertando sua curiosidade envolvendo a família e a escola em busca de conhecimentos.
É de suma importância a continuação deste programa nas escolas, pois está sendo muito bom não só para as crianças, mas para toda a comunidade.                                    
                                     Celenir Soares Alves | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Vamos conhecer a História A FORMIGA AGRADECIDA e observar o que chama nossa atenção?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 A expedição Investigativa foi realizada através da HISTÓRIA A FORMIGA AGRADECIDA, onde as crianças estabeleceram contato com situações relacionadas a vida cotidiana na escola. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Comunicar de diferentes formas as semelhanças e diferenças entre os ambientes, caracterizando a presença dos seres vivos e não vivos. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Bióloga Eveline Kaline da Silva Salvador 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Observar, comparar, narrar, descrever, ilustrar e perguntar são modos de buscar e organizar informações sobre temas específicos e ações importantes para a consolidação do espírito investigador nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com esta premissa, as práticas cotidianas na turma do 1 ano B, compreendem que o fundamental para a aprendizagem significativa é a aproximação das crianças aos campos de estudo. Neste sentido, a metodologia adotada proporcionou através da dinamização participativa das crianças em cada etapa, a construção de um currículo vivo e, repleto de situações. Um dos momentos fecundos do projeto foi a construção do Índice Formativo onde  perguntas nortearam os diálogos da turma. Também possibilitaram a concretização da pesquisa e a aproximação com a comunidade de aprendizagem que integrou momentos riquíssimos, com informações científicas que responderam às indagações levantadas. Com o projeto o relacionamento das crianças se transformou. 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 O processo assemblear ocorreu de forma participativa e dialogada e a estratégia que legitimou a escolha do tema foi a roda de conversa.