FORMIGA
“ Foi muito legal esse projeto pois pude aprender muito sobre os animais. Sobre as formigas.
Durante a nossa visita no bosque foi muito bom ver os animais que existem lá, tudo foi muito bom. E também vimos as formigas e o formigueiro que tem lá, quando a professora falou que não podemos matar as formigas.
Tatiely Elizama Siqueira | aluno(a)
“ Esse programa é de muita importância, pois seu objetivo é transformar a sociedade através da qualidade no ensino em sala de aula trazendo novos conhecimentos dos valores éticos na comunidade escolar.
Com esse programa podemos perceber que a criança recebe mais motivação para aprender despertando sua curiosidade envolvendo a família e a escola em busca de conhecimentos.
É de suma importância a continuação deste programa nas escolas, pois está sendo muito bom não só para as crianças, mas para toda a comunidade.
Celenir Soares Alves | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a História A FORMIGA AGRADECIDA e observar o que chama nossa atenção?
Expedição Investigativa
A expedição Investigativa foi realizada através da HISTÓRIA A FORMIGA AGRADECIDA, onde as crianças estabeleceram contato com situações relacionadas a vida cotidiana na escola.
Objetivos
Comunicar de diferentes formas as semelhanças e diferenças entre os ambientes, caracterizando a presença dos seres vivos e não vivos.
Comunidade de Aprendizagem
Bióloga Eveline Kaline da Silva Salvador
Articulação com o currículo
Observar, comparar, narrar, descrever, ilustrar e perguntar são modos de buscar e organizar informações sobre temas específicos e ações importantes para a consolidação do espírito investigador nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com esta premissa, as práticas cotidianas na turma do 1 ano B, compreendem que o fundamental para a aprendizagem significativa é a aproximação das crianças aos campos de estudo. Neste sentido, a metodologia adotada proporcionou através da dinamização participativa das crianças em cada etapa, a construção de um currículo vivo e, repleto de situações. Um dos momentos fecundos do projeto foi a construção do Índice Formativo onde perguntas nortearam os diálogos da turma. Também possibilitaram a concretização da pesquisa e a aproximação com a comunidade de aprendizagem que integrou momentos riquíssimos, com informações científicas que responderam às indagações levantadas. Com o projeto o relacionamento das crianças se transformou.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e dialogada e a estratégia que legitimou a escolha do tema foi a roda de conversa.