Aquecimento Global
“ Eu achei o projeto muito bom e posso dizer que o que mais gostei foi porque todo mundo participou. Quem sabe ler e quem não sabe, trabalhando assim a amizade e o amor. É um projeto muito bonito, e cada um faz do jeito que acha melhor, e pra mim, uma pessoa sem amigos “sozinha” é uma pessoa triste, por isso que devemos ter amizades, principalmente na sala de aula.
Através do Programa A União faz A Vida, as crianças conseguem ler e escrever, fazem desenhos e desenvolvem bem rápido. Eu adorei fazer parte do projeto!
Vinicius Soares de Araújo | aluno(a)
“ Eu achei a proposta do projeto bem interessante, pois trabalha todas as áreas, permitindo que as crianças possam expor suas ideias, que participem das atividades relacionadas. O tema da expedição permite a criança refletir sobre suas ações em relação ao meio ambiente, envolvendo a nossa realidade.
O Programa A União Faz a Vida só veio para somar, posso dizer que minha filha ficou mais interessada em vir para a escola, melhorou suas notas e comportamento, sentindo-se mais motivada. Outra situação, é que os alunos estão se sentindo valorizados e isso faz toda a diferença no ambiente escolar, estou muito satisfeita com os resultados.
Rosana da Silva Moreira | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história e observar o que ela nos ensina?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada de forma dialogada, onde o território explorado foi a história AZUL E LINDO: PLANETA TERRA, NOSSA CASA.
Objetivos
Desenvolver atitudes e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o conhecimento e o ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Natali Mariela Mansano Ornel
Articulação com o currículo
O trabalho cotidiano com a turma do 4 ano, no contexto da intencionalidade pedagógica, destacou o compromisso para com o desenvolvimento de posturas e valores relacionados à tríade: ser humano - conhecimento - ambiente. O desenvolvimento destes valores envolve muitos aspectos da vida social, como a cultura e o sistema produtivo, as relações entre o homem e a natureza. Neste sentido, o projeto AQUECIMENTO GLOBAL foi dinamizado de forma interdisciplinar e as experiências curriculares foram enriquecidas com a participação da Comunidade de Aprendizagem que ilustrou sobre o tema, problematizando situações e informações a partir o itinerário de perguntas feitas pelas crianças. O projeto mobilizou a comunidade escolar e fomentou o apreço e o respeito das crianças nos seus contextos de vida cotidiana. Com o projeto, os conteúdos estabeleceram uma aproximação e se tornaram prazerosos, pois partiram dos interesses e curiosidades protagonizados coletivamente.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O Processo Assemblear ocorreu de forma participativa e democrática. O instrumento de efetivação foi a votação.