Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

“Jogos Lúdicos e a Matemática brincando e aprendendo”
Pergunta Exploratória

O que tem neste lugar que mais lhe despertou interesse?

Expedição Investigativa

Na cidade de Assis Chateaubriand – PR., visita no laboratório de matemática da UNIMEO/CTESOP.

Objetivos

Mobilizar o processo de ensino e aprendizagem através jogos lúdicos, com aulas diversificadas, contextualizando conteúdos e valorizando o trabalho em equipe e a cooperação.

Comunidade de Aprendizagem

Realização de atividades psicomotoras e lúdicas no espaço escolar. Visita no laboratório da UNIMEO/CTESOP.

Articulação com o currículo

Matemática: Situações problemas envolvendo as quatro operações, raciocínio lógico, calculo mental e estimativa, registro de quantidades, valor posicional, unidade, dezena, centena, unidade de milhar e dezena de milhar; possibilidade, tempo (duração e sequência temporal); classificação dos sólidos geométricos. Dobro, triplo, quadruplo. Representação fracionaria.
Português: Regra de jogo; dinâmicas interativas, interpretação, compreensão e análise.
História: História dos jogos.
Geografia: Organização espacial, descentralização.
Educação Física: Jogos, percepção, equilíbrio, locomoção e cooperação, manipulação, noções de espaço, descentralização, lateralidade direita / esquerda.
Arte: Jogos, recorte, pintura, cor e colagem.


Ficha Técnica
Escola
Padre Felipe Sierra Ruiz

Turma
5º B

Número de alunos
20

Educadores
Silmara Fernandes de Carvalho

Estado
Paraná

Município
Jesuítas

Cooperativa
SICREDI NOSSA TERRA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JESUITAS

Apoiadores
UNIMEO/CTESOP; Professoras Maria Luiza Weiller, Rosária Maria Nardim Cardoso e Maria Suzana da Silva Santos; Maria Neves Molina; Maria Oro Coordenadora Pedagógica do curso de Pedagogia do CTESOP e Acadêmicos de Pedagogia.

O projeto jogos lúdicos e a matemática brincando e aprendendo foi uma oportunidade para transmitir um pouco dos meus conhecimentos e adquirir muitos outros. Acredito que este projeto pode sanar muitas dificuldades de aprendizagem encontradas em sala de aula. Espero, que meus alunos aprendam os conteúdos de forma lúdica e prazerosa e coletivamente, valorizando o trabalho em equipe e a cooperação para que possam ser adultos mais conscientes.