“Jogos Lúdicos e a Matemática brincando e aprendendo”
Pergunta Exploratória
O que tem neste lugar que mais lhe despertou interesse?
Expedição Investigativa
Na cidade de Assis Chateaubriand – PR., visita no laboratório de matemática da UNIMEO/CTESOP.
Objetivos
Mobilizar o processo de ensino e aprendizagem através jogos lúdicos, com aulas diversificadas, contextualizando conteúdos e valorizando o trabalho em equipe e a cooperação.
Comunidade de Aprendizagem
Realização de atividades psicomotoras e lúdicas no espaço escolar. Visita no laboratório da UNIMEO/CTESOP.
Articulação com o currículo
Matemática: Situações problemas envolvendo as quatro operações, raciocínio lógico, calculo mental e estimativa, registro de quantidades, valor posicional, unidade, dezena, centena, unidade de milhar e dezena de milhar; possibilidade, tempo (duração e sequência temporal); classificação dos sólidos geométricos. Dobro, triplo, quadruplo. Representação fracionaria.
Português: Regra de jogo; dinâmicas interativas, interpretação, compreensão e análise.
História: História dos jogos.
Geografia: Organização espacial, descentralização.
Educação Física: Jogos, percepção, equilíbrio, locomoção e cooperação, manipulação, noções de espaço, descentralização, lateralidade direita / esquerda.
Arte: Jogos, recorte, pintura, cor e colagem.