Sinais de trânsito em nossa cidade
Pergunta Exploratória
Como nossa cidade está sinalizada?
Expedição Investigativa
A turma do 2º Ano do Ensino Fundamental realizou o passeio pelas ruas principais de nossa cidade observando os sinais de trânsito e os cuidados que devemos ter ao sair na rua, como pedestres ou como motorista.
Objetivos
- Verificar como é sinalizada nossa cidade.
- Definir a importância dos sinais de trânsito para o bom fluxo das pessoas e dos automóveis pela cidade.
- Conscientizar sobre o respeito no trânsito para que todos possam circular de maneira segura.
Comunidade de Aprendizagem
Para desenvolver o projeto na turma do 2º Ano do Ensino Fundamental, estarão envolvidos os educandos desta classe, a professora regente, a professora auxiliar do Programa Novo Mais Alfabetização, direção e equipe escolar que deverá auxiliar quando solicitado e ainda com o total apoio para desenvolvê-lo.
Articulação com o currículo
Português:Leitura, cópia e interpretação de texto.
- Criação de frases com pontuação e sinais de trânsito determinados. -Leitura e interpretação da música: “Eu andava a pé” Matemática:-Estudo das figuras geométricas com as placas de trânsito; -Estudo dos sólidos geométricos com a construção da maquete;
-Construção do metro. -Exploração do metro (decímetros, centímetros e milímetros); Geografia:Localização dos alunos em relação aos pontos de referência da cidade;-Deslocamento dos mesmos, de um ponto a outro seguindo orientações como direita e esquerda; -Localização espacial. Artes: -Construção das placas de sinalização; - Sinalização da escola,
-Organização e construção da maquete das ruas da cidade por onde foi realizado o passeio. -Construção da primeira carteira de motorista. -Cantar e dramatizar a musica: “Eu andava a pé” -Construção de desenhos com ruas e estabelecimentos orientados com placas já estudadas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O que foi decidido em conjunto pelo grupo, professores e alunos, antes e durante o projeto – assembleia.