Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Sinais de trânsito em nossa cidade
Pergunta Exploratória

Como nossa cidade está sinalizada?

Expedição Investigativa

A turma do 2º Ano do Ensino Fundamental realizou o passeio pelas ruas principais de nossa cidade observando os sinais de trânsito e os cuidados que devemos ter ao sair na rua, como pedestres ou como motorista.

Objetivos

- Verificar como é sinalizada nossa cidade.
- Definir a importância dos sinais de trânsito para o bom fluxo das pessoas e dos automóveis pela cidade.
- Conscientizar sobre o respeito no trânsito para que todos possam circular de maneira segura.

Comunidade de Aprendizagem

Para desenvolver o projeto na turma do 2º Ano do Ensino Fundamental, estarão envolvidos os educandos desta classe, a professora regente, a professora auxiliar do Programa Novo Mais Alfabetização, direção e equipe escolar que deverá auxiliar quando solicitado e ainda com o total apoio para desenvolvê-lo.

Articulação com o currículo

Português:Leitura, cópia e interpretação de texto.
- Criação de frases com pontuação e sinais de trânsito determinados. -Leitura e interpretação da música: “Eu andava a pé” Matemática:-Estudo das figuras geométricas com as placas de trânsito; -Estudo dos sólidos geométricos com a construção da maquete;
-Construção do metro. -Exploração do metro (decímetros, centímetros e milímetros); Geografia:Localização dos alunos em relação aos pontos de referência da cidade;-Deslocamento dos mesmos, de um ponto a outro seguindo orientações como direita e esquerda; -Localização espacial. Artes: -Construção das placas de sinalização; - Sinalização da escola,
-Organização e construção da maquete das ruas da cidade por onde foi realizado o passeio. -Construção da primeira carteira de motorista. -Cantar e dramatizar a musica: “Eu andava a pé” -Construção de desenhos com ruas e estabelecimentos orientados com placas já estudadas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O que foi decidido em conjunto pelo grupo, professores e alunos, antes e durante o projeto – assembleia.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Dr. José Bisognin

Diretor
Rogério João Mattia

Turma
29 – 2º ano

Número de alunos
19

Educadores
Eliana Giordani de Menezes

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Severiano de Almeida

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SEVERIANO DE ALMEIDA

Apoiadores
Alair Tomazin Fiorini e Rosa Costella Mattia

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Adriel Scolari
A maioria das vezes temos medo do novo. Tudo o que nos desacomoda nos provoca. E quando provocamos nossos educandos somos desafiados a mudança. As crianças criam e nos surpreendem com o que são capazes de fazer. O projeto da turma do 2º Ano partiu do nosso passeio pela cidade (uma volta pelas ruas) e a partir desse momento surgiram outros temas que puderam ser desenvolvidos e estudados. Assim o conteúdo ficou atraente para a classe pois partiu do trabalho que eles mesmos tinham iniciado”. Acompanhando a turma na realização do projeto e do trabalho, destaca-se grande ênfase por parte dos alunos ao construir o trabalho, principalmente quando foi oferecido a eles a realização da maquete com o estudo das figuras geométricas e dos sólidos. De maneira satisfatória também se realizou a localização das crianças na maquete, orientação espacial e deslocamento com carrinhos de brinquedos pelas
Eliana Giordani de Menezes | Professor(a)