Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Riquezas da antiga Nova Itália
Pergunta Exploratória

A cidade que você vê

Expedição Investigativa

A partir da pergunta exploratória, “A cidade que você vê”, os alunos saíram da escola numa manhã, andaram pelas principais ruas da cidade fazendo observações de tudo aquilo que lhes chamasse a atenção.

Objetivos

Observar a cidade com um olhar diferente, principalmente pequenos pontos que podem passar despercebidos às pessoas diariamente;
Mostrar o que a cidade tem de melhor para oferecer aos visitantes;
Descobrir a história dos antepassados que construíram as principais obras atrativas da cidade de Severiano de Almeida.

Comunidade de Aprendizagem

Na elaboração do projeto e na busca de informações a respeito dos locais que serão apresentados, muitas pessoas foram visitadas por diferentes grupos de alunos, em busca de informações. Foi agendado com antecedência a visitação dos alunos para uma conversa informal, de informações e conhecimentos, sendo elas: Dalci De David, Elide Benincá, Ovídio Zago, Olga Vendruscolo, Nedi Franzmann, Arnildo Salvi e Nilto Salvi. Essas pessoas fizeram e continuam fazendo parte da história do município. As pessoas visitadas se sentiram valorizadas e gostaram de repassar as informações.

Articulação com o currículo

Pode-se afirmar que várias atividades foram realizadas em outras Áreas do Conhecimento, como: Ensino Religioso, Matemática, Língua Portuguesa e nas Ciências Humanas.
Todo o projeto, desde a elaboração a pergunta exploratória, a observação, a escolha do que seria trabalhado a respeito da cidade, foi decidido em conjunto pelo grupo de alunos e professores da turma. Depois do trabalho elaborado e em desenvolvimento surgiu...

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Todo o projeto, desde a elaboração da pergunta exploratória, a observação, a escolha do que trabalhar a respeito da cidade foi decidido em conjunto pelo grupo de alunos e professores. Depois de todo trabalho elaborado, os alunos, em uma conversa demonstraram a curiosidade de conhecer novos lugares, cidades diferentes, uma vez que muitos dos alunos nuca saíram da cidade onde residem. Destacaram interesse em visitar o Centro Cultural e o Museu de Porto Alegre, as Ruínas de São Miguel e a Cidade de Ametista do Sul. (ver orçamento)

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Dr. José Bisognin

Diretor
Rogério João Mattia

Turma
99 – 9º ano

Número de alunos
28

Educadores
Maristela Miotto Ansolin

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Severiano de Almeida

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SEVERIANO DE ALMEIDA

Apoiadores
Direção da Escola

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Adriel Scolari
Eu, juntamente com o 9º ano do Ensino Fundamental desenvolvemos o projeto partindo de como é vista a cidade em que moramos. Buscamos mostrar o que a cidade tem de melhor a oferecer, fazendo um resgate de valorização da história dos antepassados, procurando conscientizar e valorizar a terra onde nascemos e vivemos. Através de pesquisas e entrevistas com antigos moradores do município, os alunos souberam avaliar a cidade e os entrevistados também se sentiram valorizados através de seus depoimentos e de suas participações no desenvolvimento da história da cidade.
Maristela Miotto Ansolin | Professor(a)