EU GOSTO DE LER E ESCREVER
Pergunta Exploratória
O que as pessoas fazem aqui?
Expedição Investigativa
Durante a expedição surgiram muitas perguntas: Quantos livrinhos tem? São todos de leitura? Para que turmas são os livros? Por que as fichinhas nos livros? Por que temos que assinar as fichas? Os pais podem vir na biblioteca? Eles podem retirar os livros para levar para casa? Porque cobram multa quando não é devolvido o livro na data? O que é feito com o dinheiro recolhido da multa. Quantas pessoas trabalham aqui? Qual horário que tem atendimento?
Objetivos
- Desenvolver a construção da escrita e da leitura a partir da sequência lógica do alfabeto.
- Adquirir o encanto e o gosto pela leitura com a partir do horário semanal permanente na biblioteca;
- Confeccionar material para a leitura que envolva letras e figuras;
- Desenvolver outras aprendizagens a partir das fichas de figuras selecionadas.
Comunidade de Aprendizagem
Foram participantes, a professora regente e os alunos da turma 19, juntamente com a professora colaboradora do Projeto Mais Alfabetização.
Atividades:
- Visita a biblioteca semanal;
- Retiradas de livros;
- Leitura;
- Contação de histórias;
- Confecção de livrinhos;
Articulação com o currículo
Na biblioteca a gente olha os livros, retira eles para ler e também levar para casa. Aqui a gente ouve histórias, conta as histórias para os colegas. Aqui tem mesas ondes podemos desenhar, pintar e escrever. Aqui os alunos fazem pesquisas, trabalhos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O que foi decidido em conjunto pelo grupo, professores e alunos, antes e durante o projeto – assembleia.