Cigarras e Formigas
Pergunta Exploratória
Como vivem as cigarras e as formigas?
Expedição Investigativa
A curiosidade surgiu a partir da leitura da fábula “A Cigarra e a Formiga, do autor Monteiro Lobato.
Objetivos
Identificar e classificar diferentes grupos de animais;
Investigar tudo o que se relaciona à alimentação;
Reconhecer as frações mais usuais.
Comunidade de Aprendizagem
Este projeto se desenvolveu a partir da curiosidade surgida após a leitura de um texto trabalhado em sala de aula. Muitos questionamentos surgiram acerca do conteúdo do texto e além dele. A turma foi dividida em dois grupos e partiu-se para a pesquisa.
Articulação com o currículo
Foi trabalhado todas as disciplinas em atividades diversificadas. Elaboração e resolução de problemas, Introdução das frações, Clima, Estações do ano, Classificação dos animais quanto ao grupo a que pertencem (mamíferos, aves, insetos,...), Vertebrados e invertebrados, Alimentação, Coletividade, História em quadrinhos, Produção textual, Desenhos e Maquetes.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O que foi decidido em conjunto pelo grupo, professores e alunos, antes e durante o projeto – assembleia