Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cigarras e Formigas
Pergunta Exploratória

Como vivem as cigarras e as formigas?

Expedição Investigativa

A curiosidade surgiu a partir da leitura da fábula “A Cigarra e a Formiga, do autor Monteiro Lobato.

Objetivos

Identificar e classificar diferentes grupos de animais;
Investigar tudo o que se relaciona à alimentação;
Reconhecer as frações mais usuais.

Comunidade de Aprendizagem

Este projeto se desenvolveu a partir da curiosidade surgida após a leitura de um texto trabalhado em sala de aula. Muitos questionamentos surgiram acerca do conteúdo do texto e além dele. A turma foi dividida em dois grupos e partiu-se para a pesquisa.

Articulação com o currículo

Foi trabalhado todas as disciplinas em atividades diversificadas. Elaboração e resolução de problemas, Introdução das frações, Clima, Estações do ano, Classificação dos animais quanto ao grupo a que pertencem (mamíferos, aves, insetos,...), Vertebrados e invertebrados, Alimentação, Coletividade, História em quadrinhos, Produção textual, Desenhos e Maquetes.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O que foi decidido em conjunto pelo grupo, professores e alunos, antes e durante o projeto – assembleia

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Dr. José Bisognin

Diretor
Rogério João Mattia

Turma
49 – 4º ano

Número de alunos
19

Educadores
Sandra Maria Gênero

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Severiano de Almeida

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SEVERIANO DE ALMEIDA

Apoiadores
Direção da Escola

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Adriel Scolari
Foi um trabalho interessante onde muito se aprendeu sobre esses insetos. Também na apresentação em sala de aula, os alunos surpreenderam, montando também seus trabalhos comestíveis. Os alunos se empenharam em pesquisar e produzir seus trabalhos.
Sandra Maria Gênero | Professor(a)