Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A água como agente produtor de eletricidade
Pergunta Exploratória

Como pode ser possível a força da água transformar-se em energia elétrica?

Expedição Investigativa

Após diversas manifestações dos alunos e a definição do tema a ser explorado, fez-se uma caminhada de observação em rios e ambientes naturais e modificados pelo homem. O interesse surgiu após a observação de uma queda de água usada no passado como reservatório para movimentar um moinho de serra de madeira, produção de madeira e um soque de erva-mate. A partir disso a turma se dividiu para montar maquetes que demonstrasse o passado e a atualidade.

Objetivos

Comparar as diversas formas de produção de energia, considerando a atualidade e o passado,
Identificar a água como agente produtor de energia,
Descrever e mostrar as etapas de produção de energia do passado,
Reconhecer as transformações pelas quais a água passa até a geração final de energia nas hidrelétricas.

Comunidade de Aprendizagem

A exposição dos trabalhos acontecerá na escola e aberta à comunidade escolar, incluindo pais, alunos, funcionários e a comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Biologia – água, recurso renovável, estados da água, percentuais da água potável, utilidade da água, fatores positivos da produção de energia e aspectos negativos na natureza gerados pela construção de hidrelétricas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O que foi decidido em conjunto pelo grupo, professores e alunos, antes e durante o projeto – assembleia

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Dr. José Bisognin

Diretor
Rogério João Mattia

Turma
221 – 2º ano Ensino Médio

Número de alunos
22

Educadores
Sandra Bonafin e Morgana Mattia

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Severiano de Almeida

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SEVERIANO DE ALMEIDA

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação, CDA e Usina Hidrelétrica Itá (UHI)

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Adriel Scolari
Durante meses trabalhamos nos projetos, desde a fase da observação, a discussão, desenvolvimento e a conclusão dos trabalhos. Conclui-se que o aprendizado foi de suma importância para a culminância do projeto e que o conhecimento foi construído ao longo do desenvolvimento do trabalho.
Sandra Bonafin e Morgana Mattia | Professor(a)