A água como agente produtor de eletricidade
Pergunta Exploratória
Como pode ser possível a força da água transformar-se em energia elétrica?
Expedição Investigativa
Após diversas manifestações dos alunos e a definição do tema a ser explorado, fez-se uma caminhada de observação em rios e ambientes naturais e modificados pelo homem. O interesse surgiu após a observação de uma queda de água usada no passado como reservatório para movimentar um moinho de serra de madeira, produção de madeira e um soque de erva-mate. A partir disso a turma se dividiu para montar maquetes que demonstrasse o passado e a atualidade.
Objetivos
Comparar as diversas formas de produção de energia, considerando a atualidade e o passado,
Identificar a água como agente produtor de energia,
Descrever e mostrar as etapas de produção de energia do passado,
Reconhecer as transformações pelas quais a água passa até a geração final de energia nas hidrelétricas.
Comunidade de Aprendizagem
A exposição dos trabalhos acontecerá na escola e aberta à comunidade escolar, incluindo pais, alunos, funcionários e a comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Biologia – água, recurso renovável, estados da água, percentuais da água potável, utilidade da água, fatores positivos da produção de energia e aspectos negativos na natureza gerados pela construção de hidrelétricas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O que foi decidido em conjunto pelo grupo, professores e alunos, antes e durante o projeto – assembleia