Aprender a comer brincando
“ Meu filho foi inserido nesta instituição no sétimo mês de idade, foi quando comecei a inserir alimentos na sua dieta, e com a ajuda da escola foi muito mais fácil esse processo. Meu filho Bernardo come de tudo, frutas, verduras ele aceita tudo com muita facilidade, pois lhe é oferecido diariamente esses alimentos pelo Cmei. Aprendi com as professoras a oferecer frutas para que ele mesmo se service, deu muito certo, e ele se interessa muito mais pelo alimento.
Natália Belinato Marques | responsável
Pergunta Exploratória
Qual a sua sensação?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada na sala de atividades do próprio CMEI devido à pouca idade das crianças e a dificuldade de locomoção.
Foi apresentado às crianças quatro alimentos com sabores diferenciados. Limão, sal, açúcar e chocolate. Os alimentos foram oferecidos de forma gradativa e individualmente.
Observamos que as expressões faciais variaram. As expressões mais diferentes foram observadas com a sensação do sabor azedo.
Objetivos
Como estimular o hábito de uma alimentação saudável?
Por que é importante o consumo de alimentos saudáveis para o crescimento?
De que forma mostrar à criança as imagens de diferentes alimentos?
Como apresentar as cores dos alimentos e a importância de uma alimentação equilibrada?
Quais os diferentes tipos de alimentos que podemos oferecer para estimular um paladar com diversos tipos de sabores?
Comunidade de Aprendizagem
No dia 31 de outubro contamos com a participação da cozinheira do CMEI, Marli que realizou uma roda de conversa com as crianças sobre os alimentos. Na ocasião ela levou uma bandeja com frutas, legumes e verduras. Durante a conversa Marli oportunizou o contato com os alimentos e as crianças foram estimuladas a tocar, cheirar e experimentar os alimentos. Desta forma, essa atividade tentou responder à pergunta contida no índice formativo: Como apresentar as cores e a importância de uma alimentação equilibrada?
Articulação com o currículo
Área do conhecimento: Natureza e sociedade
Demais eixos: identidade e autonomia; linguagem oral; linguagem escrita; música; movimento; artes visuais e matemática.
Os eixos citados acima fazem parte do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil que servem de embasamento teórico, contendo os conteúdos e objetivos para a formulação dos projetos pedagógicos.