“CIRCUITO: MOVIMENTO, LUDICIDADE E APRENDIZADO
“ “É impressionante o quanto essas atividades despertam consciência e mudança de atitude nos alunos e também nas famílias, a Amanda chegou em casa e me ensinou os 3 “R” da sustentabilidade me ensinou conceitos super importantes. Obrigado por vocês envolver as famílias em atividades que melhoram o mundo. Parabéns aos envolvidos.” (Marcio Rangel / Rangel Pensador)
(Marcio Rangel / Rangel Pensador) | responsável
Pergunta Exploratória
O QUE É, COMO É E PARA QUE SERVE UM CIRCUITO?”
Expedição Investigativa
A nossa expedição investigativa aconteceu em torno da escola, saímos dá sala de aula para observar o havia de diferente no espaço escolar, quando nos deparamos com o horto de pneus que foi construído pelos alunos, pais e professores do turno da manhã. Num primeiro momento meus alunos não sabiam o que era e começaram a correr em volta e por cima dos pneus, gritando “um circuito, um circuito”. Foi então que pedi para que eles observassem com atenção o que estavam vendo, se era mesmo um circuito. Foi quando um aluno começou a contar quantos pneus tinha, aguçando a curiosidade dos demais. Após algumas indagações concluíram que não era um circuito e começaram a questionar sobre o que estavam vendo, o porquê da terra dentro dos pneus. Então perguntei: “O QUE É, COMO É E PARA QUE SERVE UM CIRCUITO?”Cada um contribui com respostas plausíveis
Objetivos
Desenvolver uma prática pedagógica que esteja fundamentada no movimento, na ludicidade, no desenvolvimento das habilidades motoras, no conhecimento das potencialidades e dos limites do próprio corpo, nas noções de espaço, no fortalecimento da musculatura, bem como na organização e na construção de regras para a boa convivência do grupo.
Comunidade de Aprendizagem
Sidnei Piltz
Regina Falcão
Vanilda Duarte
Comunidade escolar
Articulação com o currículo
A musculatura;
*A organização espacial e corporal;
*Equilíbrio;
*Ritmo;
*Força:
*Coordenação viso-motor;
* Coordenação motora fina e ampla;
*Lateralidade;
*Coragem;
*A superação de seus limites;
*Inclusão;
*Cooperação;
*Autonomia;
*Responsabilidade;
*Motivação;
* Auxilio na aprendizagem;
* Ortografia e Fonema do C e S
Figuras Geométricas
- Bambolê = círculo
- Cone = cone
- Colchonetes = retângulo
- Cilindro = bastão
*Família do 50 com Base 10
*Arte: Obras do Romero Brito
Circuito reciclável
*Ciências da Natureza
*Localização e Orientação
*Situações matemáticas;
*Representações gráficas;
*Noção espacial e temporal;
*Lateralidade;
*Posição;
* Esquerda/direita;
*Para frente/para trás;
*Por baixo/por cima;
*Subir/descer;
*Pular/rolar
*Arremessar
*Equilibrar;
*Dar cambalhotas
Alimentação saudável
*Cuidados com o Corpo (Higiene e Sexualidade
Regras e combinados
*Valores
*Educação Física:
- Lateralidade;
- Postura;
- Coordenação motora;
- Noção espaço-temporal