Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

“CIRCUITO: MOVIMENTO, LUDICIDADE E APRENDIZADO “É impressionante o quanto essas atividades despertam consciência e mudança de atitude nos alunos e também nas famílias, a Amanda chegou em casa e me ensinou os 3 “R” da sustentabilidade me ensinou conceitos super importantes. Obrigado por vocês envolver as famílias em atividades que melhoram o mundo. Parabéns aos envolvidos.” (Marcio Rangel / Rangel Pensador)
(Marcio Rangel / Rangel Pensador) | responsável
Pergunta Exploratória

O QUE É, COMO É E PARA QUE SERVE UM CIRCUITO?”

Expedição Investigativa

A nossa expedição investigativa aconteceu em torno da escola, saímos dá sala de aula para observar o havia de diferente no espaço escolar, quando nos deparamos com o horto de pneus que foi construído pelos alunos, pais e professores do turno da manhã. Num primeiro momento meus alunos não sabiam o que era e começaram a correr em volta e por cima dos pneus, gritando “um circuito, um circuito”. Foi então que pedi para que eles observassem com atenção o que estavam vendo, se era mesmo um circuito. Foi quando um aluno começou a contar quantos pneus tinha, aguçando a curiosidade dos demais. Após algumas indagações concluíram que não era um circuito e começaram a questionar sobre o que estavam vendo, o porquê da terra dentro dos pneus. Então perguntei: “O QUE É, COMO É E PARA QUE SERVE UM CIRCUITO?”Cada um contribui com respostas plausíveis

Objetivos

Desenvolver uma prática pedagógica que esteja fundamentada no movimento, na ludicidade, no desenvolvimento das habilidades motoras, no conhecimento das potencialidades e dos limites do próprio corpo, nas noções de espaço, no fortalecimento da musculatura, bem como na organização e na construção de regras para a boa convivência do grupo.

Comunidade de Aprendizagem

Sidnei Piltz
Regina Falcão
Vanilda Duarte
Comunidade escolar

Articulação com o currículo

A musculatura;
*A organização espacial e corporal;
*Equilíbrio;
*Ritmo;
*Força:
*Coordenação viso-motor;
* Coordenação motora fina e ampla;
*Lateralidade;
*Coragem;
*A superação de seus limites;
*Inclusão;
*Cooperação;
*Autonomia;
*Responsabilidade;
*Motivação;
* Auxilio na aprendizagem;
* Ortografia e Fonema do C e S
Figuras Geométricas
- Bambolê = círculo
- Cone = cone
- Colchonetes = retângulo
- Cilindro = bastão
*Família do 50 com Base 10
*Arte: Obras do Romero Brito
Circuito reciclável
*Ciências da Natureza
*Localização e Orientação
*Situações matemáticas;
*Representações gráficas;
*Noção espacial e temporal;
*Lateralidade;
*Posição;
* Esquerda/direita;
*Para frente/para trás;
*Por baixo/por cima;
*Subir/descer;
*Pular/rolar
*Arremessar
*Equilibrar;
*Dar cambalhotas
Alimentação saudável
*Cuidados com o Corpo (Higiene e Sexualidade
Regras e combinados
*Valores
*Educação Física:
- Lateralidade;
- Postura;
- Coordenação motora;
- Noção espaço-temporal


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CORONEL FINZITO

Turma
1º ano

Número de alunos
10

Educadores
CARLA ELIZABETH DRESCH PACHECO

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erval Seco

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERVAL SECO

Apoiadores
Profº de Edc. Física Sidnei Piltz
*Monitora Regina Falão
Professora Vanilda Duarte

“Essa forma de trabalhar com projeto veio de encontro a nossa prática pedagógica, pois precisamos partir também, do que o aluno quer aprender, e trabalhar com CIRCUITO envolve o movimento, a ludicidade e o aprendizado, pois, além de desenvolver as habilidades motoras nos nossos alunos e despertá-los para os cuidados com a saúde através de uma alimentação saudável e de atividades físicas, podemos ainda levá-los a descobrir suas potencialidades, como também suas limitações para tentar superá-las, auxiliando na formação da personalidade, onde a organização e as regras de convivência são essenciais para um bom relacionamento do grupo”.