Descobrindo sobre nossas famílias
Pergunta Exploratória
Porque eu tenho esse nome?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu através de um questionário enviado para os pais, para identificar a história de cada um.
Objetivos
Conhecer a sua história de vida apropriando-se de sua identidade étnico-racial.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos e professores
Articulação com o currículo
Português/ Artes Origem das famílias:
- Pesquisa com as famílias sobre a origem das famílias: raça, cor, costumes, alimentação
- Construção de uma árvore genealógica
- Pesquisa das datas de nascimento, signo e idade
- Levantamento através de fotos das festas populares que as famílias participam
Geografia Mapa das ruas:
- Organizar as ruas conforme os endereços dos alunos em um mapa em banner
Geografia Onde nasceu meu pai:
- Levantar com as famílias a cidade e o hospital onde nasceram
- Identificar no mapa as cidades através de post it/alfinete/ pintura
Geografia Passeios:
- Construções de mapas pelos alunos, onde irão colorir os lugares que já visitaram
Artes Maquete das casas:
- Confecção das residências dos alunos com material alternativo
- Fazer um vídeo nas casas para após compilar todos e passar no final do ano
Música Música:
- Pesquisar com as famílias a música que lembra o encontro do casal
- Reprodução de uma música escolhida pela turma
Matemática Gráfica sobre o número de pes
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após o retorno dos questionários, feito uma roda de conversa para cada um contar a sua história e comentar as respostas de cada aluno.
Após foi confeccionado um cartaz com as fotos das famílias para identificar: todos somos iguais? Os alunos levantaram as características dos alunos, que todos estudam, que todos tem boca, olhos, e surgiu também dúvidas sobre o número de integrantes das famílias, quais as profissões dos familiares, origem das famílias, porque tem cores diferentes e quais os signos dos alunos.