Viva a Vida com Saúde
Pergunta Exploratória
Como podemos deixar nosso ambiente mais bonito?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa iniciou na sala de aula e no entorno da escola, onde os alunos identificaram o ambiente e puderam fazer observação sobre o que estava bonito e o que estava feio, como o jardim sem flores, as paredes sem vida, ou seja, que a escola não está colorida e feliz.
Em um segundo momento fomos até a Mana Floricultura para observar o ambiente e neste dia foi possível conhecer o Viveiro de flores, o jardim, os tipos de floreiras e o local onde são confeccionados arranjos e ornamentações com flores e folhagens.
Foi um momento muito legal, onde as crianças voltaram motivadas e aproveitaram cada minuto. Inclusive fizeram anotações, registros fotográficos e pretendiam comprar flores para suas mães.
Objetivos
Valorizar o ambiente escolar deixando-o mais agradável a partir de ações voltadas para o embelezamento e jardinagem dos espaços externos.
Comunidade de Aprendizagem
Pré escola, 2º ano, professoras , borracheiro, pais
famílias, florista
Articulação com o currículo
Leitura e interpretação de imagens, Meio ambiente -Pesquisa na internet sobre tipos de Jardins com materiais reutilizados.
Meio ambiente, Cooperação, Motricidade, equilíbrio, lateralidade, atenção, concentração, produção textual, artes -Visita orientada à Borracharia para pesquisar sobre a reutilização de pneus.
-Arrecadação de pneus para o Jardim da escola e brincadeiras
-Desenvolver brincadeiras e circuitos motores com os pneus.
Meio ambiente, plantas, reutilização, cooperação, conscientização, produção textual, desenhos -Pesquisar sobre Jardinagem em troncos caídos de árvores
-Visita na casa do pai de um aluno
Meio ambiente, plantas, reutilização, cooperação, conscientização, produção textual, desenhos, orientação espacial -Jardim da escola: Escolher o local adequado para o Jardim, preparação da terra, pintura dos pneus, plantio e cultivo
Meio ambiente, Cooperação, Motricidade, equilíbrio, lateralidade, atenção, concentração, produção textual, artes -Explorar músicas, histórias e te
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornar para a escola a turma da pré escola realizou uma roda de conversa para que as crianças pudessem recontar p que haviam visto na expedição e o que mais gostaram e para finalizar criaram um painel de flores com forminhas de doces. Já a turma do 2º ano após a rodinha de conversa registrou através de desenhos e produções de pequenos textos sobre a expedição investigativa.