PROJETO BOAS ATITUDES - QUANTO MAIS VOCÊ GASTA, MAIS VOCÊ TEM
“ Aprendemos que é muito importante usar as boas atitudes para termos amigos e que as crianças não devem brigar.
Inácio: Aprendi que as crianças não podem brigar e devem respeitar os combinados e as regras.
Sofia | aluno(a)
“ Esse projeto agregou aos alunos valores iniciados na família e estendidos na escola. Sabemos que vivemos em meio a ausência de valores e isso gera a indisciplina e más atitudes. Por isso esse projeto veio de encontro com as turmas, as quais chegaram na escola e tiveram que se adaptar com as regras e limites estabelecidos, contribuindo muito para formação do caráter e convivência em grupo. Ficamos felizes por abordarem este tema e percebemos a diferença nas atitudes de nosso filho Lorenzo, pois prezamos pelas boas atitudes na família, escola e sociedade.
Graziela e Amir | responsável
Pergunta Exploratória
Quais as atitudes boas e as que prejudicam a convivência em nossa escola?
Expedição Investigativa
Iniciamos a expedição através de um diálogo com os alunos, sobre quais são as atitudes praticada em nossa escola. Após foram instigados para que durante três dias observassem o comportamento dos colegas durante a realização das atividades na escola. Deveriam prestar atenção nas boas atitudes e nas que poderiam prejudicar a convivência entre colegas, professoras e funcionárias. Ao término dos três dias, realizamos um paralelo entre as atitudes observadas e classificadas em atitudes legais e não legais, as quais servirão de base para realização do projeto.
Objetivos
- Resgatar, estudar e exercitar boas atitudes na escola e família.
- Identificar ações que auxiliam ou prejudicam a convivência entre colegas e professoras.
- Exercitar boas maneiras na relação em grupo para uma convivência harmoniosa, favorecendo o cuidado com o outro.
- Sensibilizar os alunos sobre a importância de ter atitudes de boas maneiras.
- Compreender a necessidade de conviver com as pessoas, no âmbito escolar adotando atitudes de respeito pelas diferenças.
- Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável em sala de aula.
- Melhorar a disciplina em sala criando regras de boa convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que geram a indisciplina.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos e professoras das turmas 19 A e 19 B da Escola Nossa Senhora da Paz e suas famílias.
Articulação com o currículo
As atividades desenvolvidas atendem de forma interdisciplinar todas as áreas do conhecimento. Livro das boas maneiras em sala de aula, confeccionado com papel A4, os combinados estavam escritos e os alunos em duplas os representavam através de desenhos. Painel das regras de boa convivência na escola. Alunos divididos em grupos, sortearam da caixa dos valores uma regra, leram, comentaram e ilustraram através de colagens e desenhos em folha sulfite. Após foi elaborado um painel e exposto no pátio da escola. Pesquisa boas atitudes na família. Em uma folha oficio as famílias representaram através de colagens, desenhos e por escrito boas atitudes praticadas na família. O material de pesquisa foi encadernado e através da pasta da leitura levaram para casa e juntamente com a família comparam e refletiam. Palestra Importância do brincar no desenvolvimento da criança, na socialização e na formação de valores. As prendas do CTG e a palestrante expuseram sobre o tema e os alunos confeccionaram um cavalinho de pau utilizando papel cartolina, giz de cera, cola, tesoura, cabo de vassoura.