Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

PROJETO BOAS ATITUDES - QUANTO MAIS VOCÊ GASTA, MAIS VOCÊ TEM Aprendemos que é muito importante usar as boas atitudes para termos amigos e que as crianças não devem brigar.
Inácio: Aprendi que as crianças não podem brigar e devem respeitar os combinados e as regras.
Sofia | aluno(a)
Esse projeto agregou aos alunos valores iniciados na família e estendidos na escola. Sabemos que vivemos em meio a ausência de valores e isso gera a indisciplina e más atitudes. Por isso esse projeto veio de encontro com as turmas, as quais chegaram na escola e tiveram que se adaptar com as regras e limites estabelecidos, contribuindo muito para formação do caráter e convivência em grupo. Ficamos felizes por abordarem este tema e percebemos a diferença nas atitudes de nosso filho Lorenzo, pois prezamos pelas boas atitudes na família, escola e sociedade.
Graziela e Amir | responsável
Pergunta Exploratória

Quais as atitudes boas e as que prejudicam a convivência em nossa escola?

Expedição Investigativa

Iniciamos a expedição através de um diálogo com os alunos, sobre quais são as atitudes praticada em nossa escola. Após foram instigados para que durante três dias observassem o comportamento dos colegas durante a realização das atividades na escola. Deveriam prestar atenção nas boas atitudes e nas que poderiam prejudicar a convivência entre colegas, professoras e funcionárias. Ao término dos três dias, realizamos um paralelo entre as atitudes observadas e classificadas em atitudes legais e não legais, as quais servirão de base para realização do projeto.

Objetivos

- Resgatar, estudar e exercitar boas atitudes na escola e família.
- Identificar ações que auxiliam ou prejudicam a convivência entre colegas e professoras.
- Exercitar boas maneiras na relação em grupo para uma convivência harmoniosa, favorecendo o cuidado com o outro.
- Sensibilizar os alunos sobre a importância de ter atitudes de boas maneiras.
- Compreender a necessidade de conviver com as pessoas, no âmbito escolar adotando atitudes de respeito pelas diferenças.
- Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável em sala de aula.
- Melhorar a disciplina em sala criando regras de boa convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que geram a indisciplina.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos e professoras das turmas 19 A e 19 B da Escola Nossa Senhora da Paz e suas famílias.

Articulação com o currículo

As atividades desenvolvidas atendem de forma interdisciplinar todas as áreas do conhecimento. Livro das boas maneiras em sala de aula, confeccionado com papel A4, os combinados estavam escritos e os alunos em duplas os representavam através de desenhos. Painel das regras de boa convivência na escola. Alunos divididos em grupos, sortearam da caixa dos valores uma regra, leram, comentaram e ilustraram através de colagens e desenhos em folha sulfite. Após foi elaborado um painel e exposto no pátio da escola. Pesquisa boas atitudes na família. Em uma folha oficio as famílias representaram através de colagens, desenhos e por escrito boas atitudes praticadas na família. O material de pesquisa foi encadernado e através da pasta da leitura levaram para casa e juntamente com a família comparam e refletiam. Palestra Importância do brincar no desenvolvimento da criança, na socialização e na formação de valores. As prendas do CTG e a palestrante expuseram sobre o tema e os alunos confeccionaram um cavalinho de pau utilizando papel cartolina, giz de cera, cola, tesoura, cabo de vassoura.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Paz

Diretor
Carina Baccin Mezzaroba

Turma
19 A e 19 B

Número de alunos
35

Educadores
Eliane Coghetto e Janete Momo

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Comunidade escolar, prendas do CTG Rodeio da Querência, palestrante terapeuta holística Maria Solange Pain

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Ivonei Fabiano Grolli
Acreditamos que a temática deste projeto contribuiu na formação humana e integral da criança, a qual está em processo de desenvolvimento, de descoberta de si, do outro e do mundo que a cerca, assim como de toda comunidade escolar, porque ofereceu a oportunidade de aprender e construir regras e boas atitudes que promovem a socialização, cooperação e empatia na sala de aula, na escola e na família, levando a uma efetiva integração, apontando novos caminhos que conduzam a um viver mais harmônico.
Eliane e Janete | Professor(a)