SOS Educação.
Pergunta Exploratória
O que você sabe sobre Direitos Humanos? Qual direito você considera mais importante?
Expedição Investigativa
Realizamos a pesquisa exploratória com pais e vizinhos e traçamos os objetivos a serem seguido coletamos bibliografia, convidamos a advogada e uma pedagoga para palestrar. Elaboramos um questionário que foi aplicado para o ensino médio obtendo dados reais sobre a educação na nossa escola, construindo gráficos com os resultados dessa pesquisa. O próximo passo foi conhecer a nossa realidade, então fomos visitar as escolas do município aplicando um questionário documentando através de fotos e depoimentos como se organiza a educação em Campinas do Sul.
Objetivos
Analisar dados, ou seja, informações que mostrem a atual situação da educação brasileira;
Comparar o ensino público com o privado tendo em vista a qualidade do ensino;
Interpretar as leis sobre a educação nas diversas constituições outorgadas em nosso país, inclusive a vigente;
Verificar a igualdade de direitos efetivados e violados com relação à permanência do educando na educação básica;
Conhecer a história da evolução do direito educacional no Brasil;
Ressaltar a importância da alfabetização na vida das pessoas;
Comunidade de Aprendizagem
Todos os envolvidos, alunos, professores, pais e responsáveis, todos os espectadores deste projeto, bem como toda comunidade em geral que nos apoiaram e abrangeram consequentemente diversos conhecimentos, assim tornando nosso trabalho mais produtivo e bem-sucedido.
Articulação com o currículo
Este projeto abrangeu diversas áreas do conhecimento como a informática (computadores), área da matemática e estatística em que aprendemos a construir gráficos e organizar dados, a história da educação e dos direitos humanos nas aulas de história e ensino religioso, abrangendo os conhecimentos sobre a metodologia de elaboração de um projeto na matéria de seminário integrado, todos com certeza tiveram grande aprendizado sempre mediado pela área de ciências humanas.