Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

SOS Educação.
Pergunta Exploratória

O que você sabe sobre Direitos Humanos? Qual direito você considera mais importante?

Expedição Investigativa

Realizamos a pesquisa exploratória com pais e vizinhos e traçamos os objetivos a serem seguido coletamos bibliografia, convidamos a advogada e uma pedagoga para palestrar. Elaboramos um questionário que foi aplicado para o ensino médio obtendo dados reais sobre a educação na nossa escola, construindo gráficos com os resultados dessa pesquisa. O próximo passo foi conhecer a nossa realidade, então fomos visitar as escolas do município aplicando um questionário documentando através de fotos e depoimentos como se organiza a educação em Campinas do Sul.

Objetivos

 Analisar dados, ou seja, informações que mostrem a atual situação da educação brasileira;
 Comparar o ensino público com o privado tendo em vista a qualidade do ensino;
 Interpretar as leis sobre a educação nas diversas constituições outorgadas em nosso país, inclusive a vigente;
 Verificar a igualdade de direitos efetivados e violados com relação à permanência do educando na educação básica;
 Conhecer a história da evolução do direito educacional no Brasil;
 Ressaltar a importância da alfabetização na vida das pessoas;

Comunidade de Aprendizagem

Todos os envolvidos, alunos, professores, pais e responsáveis, todos os espectadores deste projeto, bem como toda comunidade em geral que nos apoiaram e abrangeram consequentemente diversos conhecimentos, assim tornando nosso trabalho mais produtivo e bem-sucedido.

Articulação com o currículo

Este projeto abrangeu diversas áreas do conhecimento como a informática (computadores), área da matemática e estatística em que aprendemos a construir gráficos e organizar dados, a história da educação e dos direitos humanos nas aulas de história e ensino religioso, abrangendo os conhecimentos sobre a metodologia de elaboração de um projeto na matéria de seminário integrado, todos com certeza tiveram grande aprendizado sempre mediado pela área de ciências humanas.


Ficha Técnica
Escola
Instituto Estadual João XXIII

Diretor
Delfina Magnabosco

Turma
1º ano B Integrado

Número de alunos
14

Educadores
Cristian Dallagnol; Gislaine Smiderle; Ivanete Menegás; LindairRizzi

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Comunidade em Geral

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Ivonei Fabiano Grolli
A motivação foi necessária para cativar os alunos envolvendo-os de forma ativa e autônoma, tínhamos muitas coisas para aprendermos na parte metodológica, gráficos, elaboração de questionários, textos, compilação de dados, na pesquisa bibliográficas, entrevistas, escolha de fontes de consultas confiáveis, trouxemos palestrantes (advogada e uma pedagoga) visando sanar dúvidas que surgiram ao longo do trabalho.
Posso dizer que valeu a pena, aprendemos juntos e estou orgulhosa da compilação do trabalho final, turma excepcional durante a pesquisa/projeto como um todo.
Cleonice Fátima Corrêa Dallagnol | Professor(a)