Brincando, escutando e agindo
Pergunta Exploratória
Como a família faz para que seu filho escute?
Expedição Investigativa
Vivemos em uma época em que percebemos que as crianças apresentam muita dificuldade em ouvir e se concentrar naquilo que é proposto. Pensei então em realizar um trabalho juntamente com as famílias das crianças, pois a mesma é a base de toda a formação dos filhos como um ser que pensa e sabe respeitar o meio onde está inserido. Partindo então para a pergunta investigatória enviada aos pais.
Objetivos
• Promover, através das atividades lúdicas, a escuta e o agir das crianças de acordo com as atividades propostas.
• Desenvolver através de atividades lúdicas a escuta;
• Despertar na criança, através de conversa, a obediência nas ordens;
• Aprimorar a atenção das crianças através de brincadeiras e histórias.
Comunidade de Aprendizagem
Família e escola.
Articulação com o currículo
• Passa anel: Em círculo, um aluno será sorteado para passar o anel e outro para adivinhar. O restante das crianças de mãos juntas imitando conchinha darão início a brincadeira que ao sinal chamam o colega para adivinhar onde está o anel. Jogo da memória: Cartas de E.V.A. com gravuras grandes espalhadas. Crianças dispersas atentas. Umas de cada vez tenta formar o par. Ovo choco: Crianças em círculo agachadas. Alguém fica para girar com o ovo e largar no colega ao cantar “ovo choco está fedendo na panela da vovó”. O qual irá sair correndo para chegar no destino onde largou o ovo sem ser atingido. Patinho sai do ninho(versão coelhinho sai da toca): Dispostos em seus ninhos, um aluno ficará sem ninho. Cantar a música “cinco patinhos”, a professora interromperá a cantiga dizendo “patinho sai do ninho” e assim seguem disputando o ninho. Baseada na história: Edgar o patinho travesso. CHAND, Nandika.
• Estátua: Alunos dispersos pelo espaço combinado, estarão andando ao som de uma música.