Classificação: Desenvolvendo os sentidos
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincando e Desenvolvendo os Sentidos
Pergunta Exploratória

Observamos que as crianças gostam de ver, tocar, pegar, cheirar e até levar a boca o que está ao seu alcance.

Expedição Investigativa

Somente as observações das professoras em sala)

Objetivos

Despertar na criança os sentidos de cheirar, ver, ouvir, sentir e degustar;
Criar espaços para a criança desenvolver os sentidos;
Experimentar e descobrir diferentes sensações;

Comunidade de Aprendizagem

Em casa com a família, e na escola com coleguinhas, professoras e funcionárias

Articulação com o currículo

-Brincar com sucatas;
-Sentir o cheirinho, se é bom ou ruim( perfume, flor, vinagre...)
-Sentir o gostinho, se é bom ou ruim, degustação de alimentos( doce, salgado, azedo...)
-Pintura com tinta guache;
-Ouvir e identificar sons;
-Cantos;
-Manusear texturas(gelatinas, farinhas, sementes, algodãos...) ;


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente

Diretor
Janete Araldi Orlando

Turma
Berçário II – manhã e tarde

Número de alunos
33

Educadores
Prof. Joelma Nava e Prof. Lorena L. GaletiSantin

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Professoras, Atendentes, Funcionárias, Direção e Pais

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU - Professor Ivonei Fabiano Grolli
Se percebe nitidamente como as crianças desta faixa etária são perante a algo novo, ou até mesmo a algo que é lhe deixado em vista, eles não se contentam somente em ver, olhar, eles tem que tocar, pegar e se não bastasse, tem que cheirar e levar a boca. Daí surgiu a ideia de desenvolver neles os sentidos, depois de uma criança trazer um frasquinho vazio de seu perfume, e compartilhar o cheirinho com os coleguinhas. Também sabemos que eles gostam de brincar além dos brinquedos com qualquer coisa que tenham acesso, então antes de descartar e por no lixo alguns frascos, caixas que utilizamos em casa, se traz na escola para as crianças brincar (potinhos de iogurte, latinha de chocolate em pó, caixinha de creme dental...). E através desse brincar é que vamos oportunizando e desenvolvendo os sentidos da criança incluindo também atividades desenvolvidas com o uso de tintas, farinhas, café, etc
Prof. Joelma Nava e Prof. Lorena L. GaletiSantin | Professor(a)