Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINCAR LENDO “Hoje nós recebemos em nossa casa o Baú da Leitura, no qual tinha muitos livros para escolhermos um e realizarmos a leitura com nossa família. Eu escolhi a História : O sucesso da Generosidade e fiz a leitura junto com a minha mãe e minha amiga que estava na minha casa.
Bom, com a leitura aprendi que devemos sempre ser generosos com os amigos e as outras pessoas, que não devemos ter inveja e nem julgar as pessoas sem realmente conhece-las.”
Izadora Figueiredo | aluno(a)
: “Obrigada por ter nos mandado o Baú da Leitura, pois é lendo que se tem conhecimento. Através desses livros nossa família concluiu que as crianças crescem no tamanho e também na sabedoria. E que este Projeto do Baú continue e traga a todas as famílias mais conhecimento.”
“Obrigada por proporcionar esses bons momentos para nossa família. Adorei ler com os meus filhos, todos eles adoram leitura.”
“ Obrigada por vim em minha casa o Baú da leitura, adoro ler os livros com meu filho, estamos sempre juntos na leitura e em todos os deveres de casa. Adorei ter este momento de leitura.”
“Nos sentimos agradecidos com a visita do baú da leitura chegar até nossa casa, tão bom. Por que através da leitura podemos levar nossa imaginação longe. Esperamos que mais vezes essa caixinha de leitura venha até nós. E que esse Baú leve as outras famílias a mesma alegria que trouxe para a nossa. Abraços.
Pais de alunos | responsável
Pergunta Exploratória

QUANDO VOCÊ LÊ?

Expedição Investigativa

: As expedições foram cuidadosamente planejadas para que cada aluno pudesse aproveitar todos os momentos e levando em consideração os desejos apresentados por eles de realizarem visitas a casa dos colegas e na sua própria casa, para conhecer um pouco do dia a dia da criança e de sua família.

Objetivos

Descobrir que através da leitura, das histórias e das brincadeiras podemos imaginar, fantasiar, viajar no mundo adquirindo conhecimentos e interagindo com os outros: colegas, família e professores.

Comunidade de Aprendizagem

Pais
-Professora Amélia de Araujo –ex professora da Escola
Avós
-Funcionárias da Escola que ajudaram na construção dos canteiros do jardim com pneus, no cuidado do canteiro da horta e na preparação do lanche- Sônia de Fátima Pereira Gonçalves da Costa , Marci Lemos e Vanderleia Rigol dos Santos e também no cuidado do canteiro da horta.
- Profissionais da Saúde envolvidos no programa Saúde nas Escolas
-Nutricionista Emanueli Wegner

Articulação com o currículo

Eu
-Família
-Valores
-Desenho e pintura
-Brincadeiras
-Formação de palavras
-Numerais
-Quantidades
-Leitura e interpretação
da história : Menina Bonita do Laço de Fita
-Produção de textos
-Brincadeiras
-Histórias matemáticas
Leitura e interpretação
-produção textual
-Separação de sílabas
Arte
-Desenhos e técnicas de pintura com tinta
-Confecção de cartazes
Matemática
-Histórias matemáticas
-Numerais
História e Geografia
-Localização e orientação
-Fronteiras
Ciências
-Alimentação
Ensino religioso
-Família
Introdução da Consoante “C”- Ce - Ci
-Formação de palavras
-Principais vitaminas que o nosso corpo necessita
-Alimentação saudável
-Valorização dos Avós
-Cantos infantis
-Receitas
-Interpretação da História
-Produção de frases
-Principais vitaminas que o nosso corpo necessita
-Alimentação saudável
-Valorização dos Avós
-Cantos infantis
-Receitas
-Produção textual
-Interpretação escrita da história
-Principais vitaminas que o nosso corpo necessita
-Alimentação saudável


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JULIO DE CASTILHOS

Turma
1º ao 5º ano

Número de alunos
20

Educadores
CARLA ADRIANA DONEDA DE ARAUJO
JARCY BARBOSA MONTEIRO

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erval Seco

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERVAL SECO

Apoiadores
Rosenilda Braga Freitas, Professora Mara, Pais, Secretaria de Educação, Secretaria do transporte, Motoristas do Transporte Escolar, Direção, Coordenação Pedagógica, professora e escritora Hilda Câmara.

“Como professora Coordenadora dos Anos Iniciais, considero todos os momentos e etapas do projeto, desde as expedições investigativas, a construção do Baú da leitura e a participação dos pais na leitura com seus filhos em casa, até as atividades realizadas em sala de aula, de fundamental importância para a construção do conhecimento, pois desta forma ele se tornou coletivo e uniu a Família e a Escola.”
“Está sendo de grande importância trabalhar o projeto. Com as investigações tivemos a oportunidade de conhecer a realidade dos alunos. Ficamos felizes em visita-los. Fomos muito bem recebidos. Levamos o baú da leitura, atividade que oportunizou aos pais participarem e junto com seus filhos realizar atividades, promovendo assim a aproximação da família e escola. ”