Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Conhecendo e Aprendendo com os Animais
Pergunta Exploratória

Quem mora neste lugar?

Expedição Investigativa

Realizamos a Expedição Investigativa da turma do Maternal II, no Sítio do Herança, localizado na região em que moramos. As crianças observaram com muita atenção todo o percurso de ida e volta.
Ao chegarmos ao sitio fomos recebidos pelos proprietários do local, que nos recepcionaram e nos mostram os diversos animais que moram na propriedade, sendo possível observar e ter contato com os papagaios, tartarugas, galinhas, coelhos, porcos, ovelhas, peixes nas lagoas, cachorro, e animais de grande porte como cavalos e vacas, que foram apenas observados.
As crianças puderam observar o habitat e a alimentação dos animais. Puderam tocar nos coelhos e em seus filhotes. Ao final da Expedição realizamos a roda da conversar, para saber dos alunos quem mora neste lugar, ouvimos a opinião das crianças, e as mesmas puderam aproveitar o momento e também brincar no local.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: Desenvolver o interesse e proporcionar as crianças a oportunidade de conhecer diferentes espécies de animais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Conhecer os diversos tipos de animais; Compreender suas características e diferenças (habitat, tamanho, alimentação e espécie); Desenvolver o respeito e cuidado para com os animais.

Comunidade de Aprendizagem

No decorrer do desenvolvimento do Projeto recebemos a visita de diversas pessoas em nossa comunidade de aprendizagem, porém a que mais chamou a atenção dos alunos foi a do Médico Veterinário Julierme Carvalho que veio ao CMEI através do convite da Educadora Letícia, para explicar um pouco mais sobre alguns animais que haviam sido observados na Expedição Investigativa.
No primeiro momento da conversa o veterinário perguntou para as crianças quem tinha em casa algum animal de estimação, a criançada participou falando vários nomes de animais que conhecem e que também tem na casa de algum familiar delas. A partir desse momento o veterinário passou slides com as figuras dos animais: seu habitat, sua alimentação, e foi falando sobre a vida e curiosidades de cada animal mostrado. As crianças se encantaram vendo que o papagaio nasce sem penas e que a tartaruga põe ovos.

Articulação com o currículo

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Uso da linguagem oral para comunicar-se, conversar, expressar suas vontades; Vivência em situações cotidianas de oralidade: música, literatura, roda de conversa; Observação e manuseio de materiais impressos: como livros, revistas, figuras.
MATEMÁTICA: Jogos, brincadeiras, músicas que possibilitem em diversos contextos o uso da contagem oral, noção de quantidade, tamanho.
ARTES VISUAIS: Observação e identificação de imagens diversas; Cores; Colar, pintar; Produção de painéis com trabalhos diversos.
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Utilizar o diálogo como forma de lidar com as situações; Participação em danças; Realização de pequenas ações que proporcionem independência e autonomia.
NATUREZA E SOCIEDADE: Observação do meio e paisagem natural: animais e outros; Observação do ambiente no qual está inserido; Contato com pequenos animais.MUSICA: Produção de sons com a voz e com o corpo; Interpretação de músicas; Participação em situações que envolvam músicas e movimento, etc


Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora do Carmo/Graciosa

Turma
Maternal II

Número de alunos
23

Educadores
Herminia Cristina da Costa Selhorst e Rebeca Teresinha Preuss

Estado
Paraná

Município
Paranavaí

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO GRACIOSA

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação de Paranavaí; Cooperativa Sicredi

A realização e desenvolvimento do Projeto com a turma do Maternal II foi de grande valia, contribuindo para o enriquecimento do ensino e aprendizagem das educadoras e dos alunos, que demonstraram e participaram com total interesse e de maneira diferenciada em todos os momentos do desenvolvimento do Projeto, contribuindo assim de maneira significativa para o melhor êxito do projeto “A União faz a Vida”, onde puderam aprender e conhecer mais sobre os animais.
Tivemos a oportunidade de interagir tanto com a família, como com a comunidade no desenrolar do Projeto, sendo significativo a participação de todos os envolvidos nesses momentos, tornando assim satisfatório as metas alcançadas durante a realização do Projeto.
Educadora Hermínia Cristina da Costa Selhorst | Professor(a)