Conhecendo e Aprendendo com os Animais
Pergunta Exploratória
Quem mora neste lugar?
Expedição Investigativa
Realizamos a Expedição Investigativa da turma do Maternal II, no Sítio do Herança, localizado na região em que moramos. As crianças observaram com muita atenção todo o percurso de ida e volta.
Ao chegarmos ao sitio fomos recebidos pelos proprietários do local, que nos recepcionaram e nos mostram os diversos animais que moram na propriedade, sendo possível observar e ter contato com os papagaios, tartarugas, galinhas, coelhos, porcos, ovelhas, peixes nas lagoas, cachorro, e animais de grande porte como cavalos e vacas, que foram apenas observados.
As crianças puderam observar o habitat e a alimentação dos animais. Puderam tocar nos coelhos e em seus filhotes. Ao final da Expedição realizamos a roda da conversar, para saber dos alunos quem mora neste lugar, ouvimos a opinião das crianças, e as mesmas puderam aproveitar o momento e também brincar no local.
Objetivos
OBJETIVO GERAL: Desenvolver o interesse e proporcionar as crianças a oportunidade de conhecer diferentes espécies de animais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Conhecer os diversos tipos de animais; Compreender suas características e diferenças (habitat, tamanho, alimentação e espécie); Desenvolver o respeito e cuidado para com os animais.
Comunidade de Aprendizagem
No decorrer do desenvolvimento do Projeto recebemos a visita de diversas pessoas em nossa comunidade de aprendizagem, porém a que mais chamou a atenção dos alunos foi a do Médico Veterinário Julierme Carvalho que veio ao CMEI através do convite da Educadora Letícia, para explicar um pouco mais sobre alguns animais que haviam sido observados na Expedição Investigativa.
No primeiro momento da conversa o veterinário perguntou para as crianças quem tinha em casa algum animal de estimação, a criançada participou falando vários nomes de animais que conhecem e que também tem na casa de algum familiar delas. A partir desse momento o veterinário passou slides com as figuras dos animais: seu habitat, sua alimentação, e foi falando sobre a vida e curiosidades de cada animal mostrado. As crianças se encantaram vendo que o papagaio nasce sem penas e que a tartaruga põe ovos.
Articulação com o currículo
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Uso da linguagem oral para comunicar-se, conversar, expressar suas vontades; Vivência em situações cotidianas de oralidade: música, literatura, roda de conversa; Observação e manuseio de materiais impressos: como livros, revistas, figuras.
MATEMÁTICA: Jogos, brincadeiras, músicas que possibilitem em diversos contextos o uso da contagem oral, noção de quantidade, tamanho.
ARTES VISUAIS: Observação e identificação de imagens diversas; Cores; Colar, pintar; Produção de painéis com trabalhos diversos.
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Utilizar o diálogo como forma de lidar com as situações; Participação em danças; Realização de pequenas ações que proporcionem independência e autonomia.
NATUREZA E SOCIEDADE: Observação do meio e paisagem natural: animais e outros; Observação do ambiente no qual está inserido; Contato com pequenos animais.MUSICA: Produção de sons com a voz e com o corpo; Interpretação de músicas; Participação em situações que envolvam músicas e movimento, etc